Por que, em algumas espécies, as fêmeas matam os machos?
O fenômeno, considerado raro, ocorre entre alguns tipos de aracnídeos e insetos. Uma das hipóteses para explicar a atitude nada amistosa das fêmeas seria o fato de que, ao comer o macho, ela estaria garantindo uma fonte extra de alimentos para seus ovos fecundados. Em muitos casos, o papel biológico dos machos se encerra com a fecundação dos ovos.
O fenômeno mencionado é uma interação desarmônica conhecida como
A. competição intraespecífica.
B. predação interespecífica.
C. protocooperação sexual.
D. comensalismo típico.
E. canibalismo sexual.
Respostas
Resposta:
Resposta: letra e
Explicação:
O canibalismo é uma relação ecológica intraespecífica desarmônica na qual indivíduos matam e comem outros de sua própria espécie. O inseto louva-a-deus, por exemplo, cujas fêmeas, logo após o acasalamento, devoram os machos para obter nutrientes para o desenvolvimento dos ovos.
confia no pai e boa sorte no simulado(:
Resposta: canibalismo sexual
Explicação:Uma das hipóteses para explicar a atitude nada amistosa das fêmeas seria o fato de que, ao comer o macho, ela estaria garantindo uma fonte extra de alimentos para seus ovos fecundados. No caso do louva-a-deus, cujo macho tem a cabeça devorada pela fêmea durante a cópula, a hipótese mais aceita é de que o canibalismo contribuiria para um aumento na liberação de espermatozóides.