• Matéria: Geografia
  • Autor: angelicalopes22
  • Perguntado 6 anos atrás

Em pleno século XXI, a fome ainda é uma lacuna que atinge diversas regiões do globo e impõe um antagonismo: como ainda pode existir tal adversidade em um mundo que vive o brilhantismo de revoluções tecnológicas? A produção alimentar mundial atual seria insatisfatória para remediar o problema? Porém, hoje sabe-se que a produção de alimentos supera o crescimento demográfico. O problema estaria muito mais na concentração dos alimentos em certas partes do mundo, ou seja, não é uma questão de produção, mas, sim, de distribuição.O Brasil aparece como peça chave nesse debate, pois se trata de uma potência agrícola. Entre os muitos produtos alimentares brasileiros, podemos citar soja, cana-de-açúcar, café, cítricos, carne bovina e de aves, como os principais produtos comerciais; arroz, feijão, milho e mandioca, como produtos básicos.
As atividades agropecuaristas vêm se mantendo cada vez mais integradas com a indústria (agroindústria) com a introdução de produtos químicos (fertilizantes, pesticidas), irrigação, máquinas. Grandes grupos empresariais estrangeiros e nacionais passaram a controlar a produção, a industrialização e a comercialização de gêneros agropecuários (usinas de cana-de-açúcar; indústrias de torrefação de café; frigoríficos; indústrias que produzem máquinas e equipamentos; indústrias que produzem agrotóxicos e fertilizantes, dentre outros). Através do conjunto de negócios relacionados à grande produção agrícola e pecuarista temos o agronegócio. O agronegócio tem contribuído na ampliação do volume de exportações brasileiras e, assim, apresentando participação importante na geração de riquezas para o nosso país. Para tanto, a expansão do agronegócio também trouxe problemas para o espaço geográfico brasileiro, problemas ambientais e sociais.

Diante do exposto, analise os gráficos abaixo:


Disponível em: .

Considerando o contexto que envolve o agronegócio, analise as afirmativas a seguir:

I.O agronegócio tem intensificado a concentração da propriedade rural nas mãos de poucas pessoas. Essa desigualdade na distribuição de terras provoca conflitos pelas posses de terras; a exploração da mão de obra, com baixos salários, muitas vezes trabalhos análogos à escravidão; saída de pessoas do campo para a cidade, a qual foi mais intensa principalmente na segunda metade do século XX.
II.Os pequenos agricultores encontram dificuldade para se modernizar, uma vez que a maior parte dos financiamentos realizados pelos bancos e destinados ao setor agropecuário, são concedidos aos grandes produtores. Diante desse contexto, muitas vezes os pequenos agricultores são forçados a vender suas terras às grandes empresas agropecuárias.
III.O agronegócio gerou oferta recorde e excedente de alimentos capaz de alimentar toda a humanidade, eliminando, assim, a fome nos países pobres. Portanto, nos países subdesenvolvidos, onde a principal atividade econômica é a agropecuária, a produção de alimentos básicos, extingue o problema da fome.
IV.O agronegócio combina atividades agropecuárias com outras atividades não agrícolas dentro ou fora de seu estabelecimento. Portanto, o agronegócio também se espacializa nas áreas urbanas através da dependência das atividades provenientes da industrialização e dos setores de serviços, como a busca de maquinários, insumos e tecnologias. Assim sendo, o agronegócio não está restrito ao campo.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.

Respostas

respondido por: marcosmenesesjunior
4

Resposta:

I, II e IV apenas

Explicação:

Perguntas similares