• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

Descreva de forma clara, objetiva e resumida em tópicos sobre os protozoários representantes do Reino Protista


Anônimo: tô fazendo mulher
Anônimo: kk kk kk valeu
Anônimo: mas
Anônimo: só se vc acerta meu nome
Anônimo: completo
Anônimo: Não mexerei um dedo até
Anônimo: sabe,acho que resumi ,e até dms
Anônimo: Kaiky almeida dos reis
Anônimo: agora me passa a resposta vai
Anônimo: ok

Respostas

respondido por: Anônimo
3

Resposta:

Os protozoários pertencem ao reino Protista, do qual também fazem parte as algas. As algas são protistas autótrofos (fabricam seu próprio alimento por fotossíntese ou quimiossíntese), enquanto os protozoários são heterótrofos (não sintetizam seu alimento). Este grupo é formado por cerca de 45 mil espécies, agrupadas em quatro filos: Sarcodina, Flagellata, Ciliophora e Sporozoa. Esta classificação baseia-se nas estruturas de locomoção. São seres microscópicos, unicelulares e eucariontes (com núcleo definido).

A maioria das espécies habita ambientes aquáticos de água doce ou salgada, mas algumas são encontradas também em ambientes terrestres úmidos. Possuem papel importante nas cadeias alimentares, em relações de simbiose e também de parasitismo.

Filo Sarcodina

Os sarcodíneos são protozoários que se locomovem através de pseudópodes, são de vida livre e se reproduzem por divisão binária.

Muitas espécies de amebas estabelecem relações de comensalismo com o homem e outros animais. Um exemplo é a Entamoeba coli, que habita o intestino de diversos animais sem causar-lhes nenhum prejuízo. Outras espécies são parasitas, como a Entamoeba histolytica, que causa a disenteria amebiana ou amebíase, doença caracterizada por lesões no intestino e fortes diarreias.

Os foraminíferos são protozoários que apresentam uma carapaça calcária externa, formada por diversas câmaras e com inúmeras perfurações. Por cada um desses orifícios são emitidos os pseudópodes.

Os radiolários e os heliozoários apresentam pseudópodes extremamente finos e projetados, como raios, ao redor da célula. Eles possuem uma estrutura de sustentação interna, composta por inúmeras placas e espículas de sílica.

Filo Flagellata

Os flagelados apresentam um ou dois flagelos, através dos quais se locomovem e capturam alimentos. São de vida livre ou sésseis e reproduzem-se por divisão binária ou sexuadamente.

Filo Ciliophora

Os ciliados possuem cílios para a locomoção e captura de alimentos. A reprodução ocorre por divisão binária ou conjugação.

Entre os ciliados parasitas, encontram-se espécies consideradas gigantes, para os padrões dos protozoários, como é o caso do Paramecium caudatum, ou simplesmente paramécio, que pode chegar a cinco milímetros de comprimento.

Filo Sporozoa

São protozoários que não possuem estruturas locomotoras.

Duas doenças causadas pelos esporozoários são a malária e a toxoplasmose.

#FIQUEEMCASA


Anônimo: vlw...
Anônimo: rsrsrs
Anônimo: (+3+) vlw...
Anônimo: chega né
Anônimo: ('-' )
Perguntas similares