As industrias que se desenvolviam na Inglaterra tinham mão de obra excedente.Quais foram as consequencias disso para os trabalhadores?
Respostas
Olá. Vou tentar te ajudar, veja só:
Resposta e explicação: Essa condição propiciava que os trabalhadores tivessem que trabalhar com um péssimo salário e em péssimas condições. Como a mão de obra era excedente (que significa abundante mais que o necessário), os patrões tinham o poder da barganha. Eles poderiam forçar os trabalhadores a aceitarem salários exageradamente baixos, a ponto de nem poderem comprar comida pro mês todo e passarem fome, por uma jornada diária exaustivamente abusiva. Isso, porque se o trabalhador não aceitasse essas condições, quem sairia 'perdendo' seria o próprio trabalhador, visto que os patrões tinham centenas de milhares de pessoas querendo entrar para o trabalho de suas indústrias.
Vale ressaltar que o salário que homens recebiam eram super baixos, mas mesmo assim eles recebiam muito mais que uma mulher ou criança. Mulher tal, responsável ainda por cuidar da casa e dos filhos. Ou seja, era quase que uma escravidão disfarçada de trabalho remunerado.
Espero ter ajudado.