Descreva o trajeto da fumaça do cigarro desde o momento que é inalada até seu primeiro contato com o sangue nos alvéolos pulmonares.
Respostas
Resposta:
Ele pode ser dividido em várias etapas, que ocorrem ao mesmo tempo e ininterruptamente:
1) Na inspiração, o ar inalado, rico em oxigênio e pobre em dióxido de carbono, viaja para dentro dos pulmões.
2) Dentro do pulmão, o oxigênio espalha-se pelos brônquios e bronquíolos até os alvéolos. É neles que ocorrem as trocas gasosas, ou seja, o gás carbônico (CO2) é trocado pelo oxigênio puro, passando através de finíssimos vasos capilares.
3) Em seguida, o sangue oxigenado (chamado de sangue arterial) é carregado para o coração e, então, via sistema circulatório, para todos os órgãos do corpo, inclusive o cérebro.
4) A próxima etapa é a respiração celular: o oxigênio move-se do sangue para dentro de cada célula e o dióxido de carbono e outros resíduos gasosos são liberados das células para o sangue – que passa, agora, a ser chamado de venoso.
5) Finalmente, o sangue venoso é carregado de volta para os pulmões, onde o dióxido de carbono é exalado durante a expiração.
No ar inalado pelo fumante, a mistura gasosa que chega aos pulmões contém apenas 12% de oxigênio, em vez dos cerca de 20% normalmente presentes no ar. As várias substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro aderem aos alvéolos pulmonares.