• Matéria: História
  • Autor: joaogabrielmarcondes
  • Perguntado 6 anos atrás

Por que as doenças se espalhavam com rapidez, nas cidades medievais
ensino fundamental
7 serie


danielxrios: Na idade média os conhecimentos de medicina eram escassos, eram comuns práticas inúteis como usar sangue-sugas para curar doenças, o que de nenhuma forma ajudava na cura e manutenção da saúde das pessoas. Focando mais na cidade, tínhamos o problema da péssima higiene da época, os esgotos eram a céu aberto e devido a conceitos cristãos era comum considerar o banho uma prática pecaminosa, ou mesmo acreditavam que a água quente abria os poros e permitia a entrada de insalubridades pela pele.
joaogabrielmarcondes: obg :)

Respostas

respondido por: Guilhotan
1

Uma das principais causas disso era a falta de higiene básica da galera dessa época

respondido por: mesbla5250
1

Resposta:

cidade medieval surgiu da fragmentação do Império Romano do Ocidente. O Império Romano, que se encerrou em 476 d.C., passou por um longo processo de crise a partir do século II d.C. A crise econômica, aliada ao processo de invasão dos povos germânicos, causou uma migração da população das cidades para as zonas rurais.

A invasão dos povos germânicos aconteceu, principalmente, porque esses povos procuravam terras melhores e, também, porque eles fugiam dos povos hunos, que haviam migrado da Ásia e espalhavam terror pela Europa. À medida que as invasões aconteciam, os povos germânicos realizavam saques e traziam destruição para os centros de produção de alimentos do Império Romano. A invasão dos povos germânicos também resultou no enfraquecimento das rotas comerciais.

Além da destruição, muitas fazendas romanas foram abandonadas pelos camponeses temerosos com a chegada dos germânicos. Assim, a diminuição da produção e o enfraquecimento do comércio resultaram na falta de abastecimento das cidades. Nesse cenário, a fome espalhou-se e contribuiu para o surgimento de doenças epidêmicas.

Perguntas similares