• Matéria: História
  • Autor: liveiracamilla314
  • Perguntado 6 anos atrás



1- (Aman-2015) O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial. BOULOS Jr, p.421



Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:

a) Alemanha b) Holanda
c) Itália

d) Inglaterra e) Espanha



2- A revolução industrial favoreceu o desenvolvimento do _________________

A-Iluminismo
B- Capitalismo
C- Absolutismo

D- Evolucionismo E- Pioneirismo inglês



3- PUC-Campinas) Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:

a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho

b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico

c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção

d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos

e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.



4- Fei) Podem ser apontadas como características da Revolução Industrial:

a) A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril

b) O aprimoramento do artesanato, a crescente divisão do trabalho, um forte êxodo urbano e o aumento da produção

c) A substituição do artesanato pela manufatura e o consequente aumento da produção acompanhado pelo recrudescimento da servidão

d) A total substituição do homem pela máquina e o aumento do nível de vida da classe trabalhadora

e) A modernização da produção agrícola, o êxodo rural e uma diminuição do nível geral da produção


5) Fazer um pequena texto sobre a invenção da máquina a vapor e do telefone.

Respostas

respondido por: saviooy
279

Bom dia!

1- D

2- E

3- A

4- A

5- Como desenvolvimento a todo vapor cada nação queria cada vez mais se destacar, com isso criaram a máquina a vapor cujo era abastecida por carvão. Já os telefones eram utilizados apenas para os donos de indústria para manter o contato com seus fornecedores, e para os reis e presidentes para manter um contato de comércio ou acordos sobre política.

respondido por: lirianesf
39

1. Das opções listadas na questão, o país que melhor preenche o espaço acima é Inglaterra. Assim, alternativa D.  

A Inglaterra é considerada o berço da Revolução Industrial. No período feudal, desenvolveu técnicas e ferramentas de agricultura e possuía fortes relações mercantis. A Inglaterra era considerada uma potência mundial, sustentando a maior parte do consumo europeu, estimulando a produção de alimentos e matéria prima e expandindo ainda mais o seu comércio em escala mundial. Além disso, o rompimento do Absolutismo e a implantação do liberalismo econômico e político, favoreceu ainda mais desenvolvimento econômico da Inglaterra. Os ingleses também eram vantajosos no que diz respeito à minério e indústria têxtil, pois possuíam enormes jazidas de carvão e ferro, matérias primas indispensáveis para a industrialização, e dominavam a produção de algodão.

2. A Revolução Industrial favoreceu o desenvolvimento do Pioneirismo inglês. Assim, alternativa D.  

Se por um lado, o capitalismo e o liberalismo econômico-político incentivaram o surgimento da Revolução Industrial, esta por sua vez, favoreceu o pioneirismo inglês. A Inglaterra foi pioneira na Revolução industrial, pois foi lá que as transformações ocorreram com maior destaque se espalhando posteriormente. A Inglaterra era economicamente potente por ser detentora da maior acumulação de capital da Europa (ouro e prata), sua localização geográfica e suas relações mercantis possibilitou expansão e influência mundial, o incentivo à ciência favoreceu as inovações tecnológicas e industriais.

3. Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho. Assim, alternativa A.  

A Revolução Industrial criou uma situação social precária para os trabalhadores. Massas de pequenos agricultores passaram a viver aglomerados nas pequenas cidades, em locais de péssimas condições sanitárias. A grande massa de trabalhadores era explorada em sua força de trabalho, pondo suas vidas e saúde em risco em trabalhos que não tinham o mínimo de  proteção ou condição favorável.

Além disso, o desequilíbrio entre as necessidades de consumo e a produção industrial (têxtil principalmente), provocou a decadência do sistema artesanal independente e da produção manufatureira doméstica.

Os lucros da agricultura e do comércio colonial foram canalizados pelos bancos e bolsa de valores para ser destinado a novos processos industriais.

4. Podem ser apontadas como características da Revolução Industrial: A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril. Assim, alternativa A.

Na Revolução Industrial, o artesanato não foi aprimorado, pelo contrário, entrou em decadência. O artesanato não foi substituído pela manufatura, ambos, manufatura doméstica e artesanato, foram substituídos pela produção têxtil industrial. Não houve total substituição do Homem pela máquina, mas a utilização da mão de obra humana na operação das máquinas, isso quando tinha emprego, o que diminuiu a qualidade de vida da classe trabalhadora que trabalhava em situações precárias de saúde. A modernização agricultura gerou o êxodo rural, e consequentemente aumento no nível de produção.

5. Sobre a invenção da máquina a vapor e do telefone:  

A máquina de motor a vapor surgiu inicialmente no ano 120 a.C, com o engenheiro Heron de Alexandria. O motor  utilizava o vapor d'água como combustível para gerar movimento. Posteriormente essa invenção foi aperfeiçoada por engenheiros e inventores, como o engenheiro Thomas Savery e Thomas Newcomen.  Por fim, em 1769, o engenheiro James Watt aperfeiçoou o motor a vapor baseado em carvão. Essa foi a mais importante invenção e contribuição para a Primeira Revolução Industrial.

Assim como o motor, o telefone tem sido aperfeiçoado há anos. A invenção do telefone é atribuída à Graham Bell e sua invenção é considerada o marco da Segunda Revolução Industrial.

Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/8855519

Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20656811

Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/2231008

Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/5935598

Ver mais: https://brainly.com.br/tarefa/29942493

Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/43227565

Anexos:
Perguntas similares