1 - Identifique, de acordo com a divisão regional do IBGE, qual região é a mais industrializada .
2 - Indique o nome de 5 estados com grau elevado de industrialização e 5 estados com baixo índice de industrialização.
3 - Por que não há uma distribuição equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os aspectos históricos de formação do território brasileiro com a realidade atual.
Respostas
1 - De acordo com dados oficiais do IBGE a região mais industrializada do país é a região sudeste, conforme se verifica do último censo realizado em 2018, sobre a industrialização no país e as taxas de entrada, saída e sobrevivência dessas instituições em cada ente federado.
Na pesquisa, verificou-se que 50,0% das empresas ativas situadas no Brasil, (4,4 milhões de instituições em todo o território) localizavam-se nessa região.
Enquanto isso, as demais regiões ocuparam os seguintes percentuais:
- Região Sul: 22,6%
- Região Nordeste: 15,3%
- Região Centro Oeste: 8,3%
- Região Norte: 3,7%
2 - Os Estados brasileiros com maior nível de industrialização, ainda de acordo com o Instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE) estão listados a seguir, com os respectivos percentuais de empresas ativas relativo a sua região:
- São Paulo (30% das empresas do sudeste).
- Minas Gerais (10,9 % das empresas do sudeste).
- Rio de Janeiro (7,1% das empresas do sudeste).
- Paraná (8,5% das empresas do sul).
- Rio Grande do Sul (8,5% das empresas do sul).
3 - O desequilíbrio na distribuição das indústrias no território nacional justifica-se pelo processo de industrialização tardio, ocorrido só no século XX, quase 200 anos após os países desenvolvidos.
Enquanto as demais nações do globo vivenciavam o apogeu da industrialização, o Brasil ainda era um país de economia fortemente agropecuária e ocupava o papel de fornecedor de matéria prima para parceiros econômicos como a Inglaterra.
Só em 1930 observaram-se avanços significativos no processo de industrialização nacional, que teve maior destaque na região sudeste que bancou esse processo com os lucros advindos da produção cafeicultora.
Dentre os fatores que propiciaram uma maior industrialização nessa região estão:
- O declínio da produção cafeicultora em 1920.
- A migração dos trabalhadores do café para a indústria.
- A mão de obra imigrante.
- A facilidade de transporte, em razão da proximidade com o porto de Santos.
https://brainly.com.br/tarefa/20891797