Explique como eram os engenhos de açúcar no Brasil e as funções do filtro, mestre de açúcar e Flamengo
Respostas
Engenhos:
Os engenhos eram as unidades básicas de produção das riquezas da colônia. Mais do qualquer outro local, o engenho caracterizava a sociedade escravista do Brasil colonial. No engenho, havia a senzala, que era a construção rústica destinada ao abrigo dos escravos; e havia a casa grande, a construção luxuosa na qual habitavam o senhor, que era o proprietário do engenho e dos escravos; juntamente com seus familiares e parentes.
Mestre de açúcar: Aquele que provava o caldo para saber quando o melaço atingia o ponto, ele determinava a retirada do fogo e o encaminhava para purga.
Flamengo:
Em suma, os mercadores da região flamenca recolhiam o açúcar que chegava à cidade de Lisboa e realizava a distribuição do produto em várias regiões da Europa, como França, Inglaterra e no Báltico. Em outros casos, os
holandeses participavam da produção açucareira oferecendo empréstimos para a construção de engenhos no Brasil.
Filtro:
(Em minha pesquisa, encontrei o filtro apenas como um processo, porém na pergunta ele é relacionado a uma função)
De qualquer forma, segue os resultados que encontrei com filtro:
Após a filtração preliminar, havia a etapa de evaporação, realizada em um dos maiores e mais modernos aparelhos disponíveis para este fim: os cilindros de tríplice efeito. Do evaporador, o caldo passa por uma nova etapa de filtração, para depois seguir para as caldeiras de cozimento, destinadas a concentrar ainda mais a solução, de modo a deixa-la pronta para a cristalização.