• Matéria: História
  • Autor: evilin91670gmailcom
  • Perguntado 6 anos atrás

qual a relação entre as reformas religiosas, o humanismo/renascimento e as grandes navegações???
me ajudem Prfvr​

Respostas

respondido por: brendakdk819
4

Resposta:

O Renascimento foi um movimento histórico ocorrido ­inicialmente na Itália e difundido pela Europa entre os séculos XV e XVI. Foi caracterizado pela crítica aos valores medievais e pela revalorização dos valores da Antigüidade Clássica ( greco-romana ).

Foi na cidade de Florença que os textos clássicos passaram a ser estudados e as idéias renascentistas difundiram-se para outras cidades italianas e , posteriormente, para outras regiões da Europa.

Itália no século XV

O berço do Renascimento foi a Itália em virtude de uma série de fatores: -Intenso desenvolvimento comercial das cidades italianas que exerciam o monopólio sobre o comércio no mar Mediterrâneo;

-Desenvolvimento e ascensão de uma nova classe social -a burguesia comercial - que passava a difundir novos hábitos de consumo;

-O urbanismo e a disseminação do luxo e da opulência; -Influência da cultura grega, através do contato comercial das cidades italianas com o Oriente, especialmente Constantinopla;

-O Mecenato, prática exercida pelos burgueses, príncipes e papas, de financiar os artistas, procurando mostrar o poderio da cidade e ampliar o prestígio pessoal;

-A vinda de sábios bizantinos para a Itália após a conquista de Constantinopla pelos turcos Otomanos; -A presença, em solo italiano, da antigüidade clássica.

Aspectos da Renascença.

Os homens que viviam sob a Renascença criticavam a cultura medieval, excessivamente teocêntrica, e defendiam uma nova ordem de valores.

Os principais aspectos do Renascimento foram:

a) o racionalismo e o abandono do mundo sobrenatural;

b) o antropocentrismo, onde o homem é o centro de tudo;

c) o universalismo, caracterizado pela descoberta do mundo;

d) o naturalismo, acentuando o papel da natureza;

e) o individualismo, valorizando o talento e o trabalho;

f) o humanismo.

O Humanismo

Humanista era um sábio que criticava os valores medievais e defendia uma nova ordem de idéias. Valorizava o progresso e buscava revolucionar o mundo através da educação.

Foi o grande responsável pela divulgação dos valores renascentista pela Europa.

Outro elemento responsável pela expansão das novas idéias foi a imprensa de tipos móveis, inventada pelo alemão Johan Gutemberg, tornando mais fácil a reprodução de livros.

No Renascimento desenvolveram-se as artes plásticas, a literatura e os fundamentos da ciência moderna.

respondido por: jogos20w
2

Resposta:

GRANDE NAVEGACÕES) Pode-se dizer que as grandes navegaçõesforam um conjunto de viagens marítimas que ampliaram os limites do mundo conhecido desde então. Nessa época, durante os séculos XV e XVI, portuguesese espanhóis lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico para descobrir um novo caminho para as Índias e encontrar novas terras.Muita coisa passou a ser descoberta pelos europeus nesse período. Crenças de que havia animais gigantescos habitando o oceano ou de que a terra acabaria bem no meio do oceano, abrindo um buraco enorme foram atribuídas e desmentidas. São muitas as explicações, por isso, será feito um resumo das grandes navegações nesse artigo.

O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.

 

A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais deixavam os cristãos católicos insatisfeitos.

 

(REFORMA RELIGIOSA) A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).

Perguntas similares