• Matéria: História
  • Autor: AlostXD
  • Perguntado 6 anos atrás

leia otexto/resumo sobre a República Velha e faça o quadro no seu caderno completando os fatosmais importantes desse período.
FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS...
63
VAMOS CONCEITUAR OS TERMOS DA REPÚBLICA VELHA?
República Velha
República da Espada
Mandonismo
Coronelismo
Clientelismo
Política dos governadores
Voto de Cabresto
Política do café com leite
Movimento
Operário
Guerra de Canudos
Revolta da Chibata
Guerra do Contestado
Coluna Prestes

Respostas

respondido por: emilliszzx
23

Resposta:

República Velha : período de governo de 1889 a 1930, do Golpe Militar até o poder ser passado para Getúlio Vargas.

República da Espada : período que o Brasil foi governado por dois militares de 1889 a 1894. Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Mandonismo  (não sei)

Coronelismo : os coronéis, geralmente proprietários de terra, prometiam melhorias para a população rural e em troca ele conseguia votos para os deputados e senadores, que por sua vez apoiariam o governo federal depois de eleitos.

Clientelismo : prática política de troca de favores, na qual os eleitores são encarados como “clientes”.

Política dos governadores : acordo feito entre o presidente (Campos Sales) e os governadores tinha como objetivo garantir o apoio de deputados e senadores ao presidente. Para que isso acontecesse, os governadores influenciavam as eleições através dos líderes locais (coronéis), que ficavam responsáveis pela compra dos votos.

Voto de Cabresto : é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.

Política do café com leite : acordo entre São Paulo e Minas Gerais, que assegurava a escolha do candidato à presidência da República, num esquema de alternância de poder (numa eleição é eleito um político de SP, e na outra era eleito um de MG, e assim sucessivamente).

Movimento  Operário : era contrário aos organismos de representação (Parlamento, partido) e defendia a organização autônoma dos trabalhadores em seus locais de trabalho.

Guerra de Canudos : canudos foi o movimento social religioso e de carência social do norte da Bahia. Antônio Conselheiro, o líder do movimento, pregava que os homens tinham que se livrar das opressões e não aceitar as injustiças impostas sobre eles, com um dizer cristão. Ele atraiu muitos sertanejos que se identificaram com as suas mensagens e suas ideias.

Revolta da Chibata : revolta dos marinheiros, liderada por João Cândido contra os castigos corporais na Marinha.

Guerra do Contestado : foi um movimento também de aspecto religioso e de carência social, porém de origem na divisa do Paraná e de Santa Catarina. Esse local era ocupado ilegalmente por muito tempo por muitos moradores, e o governo federal vende esse local pra uma empresa estrangeira, além de ser imposta uma construção de uma ferrovia onde os moradores teriam que desocupar o local. José Maria, o líder do movimento morreu no início dos conflitos de contestação, mas seus seguidores, rurais, continuaram lutando pelo lugar.

Coluna Prestes: foi resultado do movimento tenentista, que surgiu em 1922 pela insatisfação dos quadros militares com o governo brasileiro. Entre 1921 e 1922, foi realizada a campanha eleitoral para eleger o novo presidente que assumiria o país em 1922. De um lado, o candidato era Artur Bernardes; do outro lado, havia Nilo Peçanha (candidato da oposição).

Espero que ajude...

respondido por: julioc3m123
3

Resposta:

República Velha= é a denominação dada à primeira fase da República brasileira, que se estendeu da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas. Tradicionalmente, a República brasileira é dividida em: República Velha (1889-1930)

República da Espada= foi o período no qual o Brasil foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre os anos de 1889 a 1894. Trata-se de uma época caracterizada como uma ditadura militar.Durante este período foram comuns os levantes populares e a repressão a focos de resistência simpáticos ao Imperador Dom Pedro II e à restauração da monarquia.

Mandonismo= O Mandonismo é um brasileirismo, usado em ciência política, filosofia e sociologia, para definir uma das características do exercício do poder por estruturas oligárquicas e personalizadas, ao longo da História do Brasil e que equivale, na literatura hispânica, ao chamado caciquismo.

Coronelismo=Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada – a figura do coronel – sobre o poder público ...

Clientelismo=é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.

Política dos Governadores ou Política dos Estados=  foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coronéis ("coronelismo") e elegiam bancadas pró-Governo Federal para a quinta assembleia ...

voto de cabresto= é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.

Política do café com leite - foi uma estrutura de poder empregado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), que consistiu no predomínio político dos cafeicultores de São Paulo e dos fazendeiros de Minas Gerais, que se revezavam ocupando a presidência do país. O nome foi dado devido ao café de São Paulo e o leite de Minas Gerais.

Guerra dos Canudos - Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1828 – 1897).

A Revolta da Chibata - foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910. A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho são as principais causas da revolta.

Guerra do Contestado - (1912 – 1916) teve lugar na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e foi um conflito sócio-político causado pela disputa desses territórios, por isso, recebe o nome de contestado.

Coluna Prestes - Representou um dos movimentos tenentistas de cunho político-militar, ocorrida entre 1925 a 1927,durante o governo do presidente Artur Bernardes. A Coluna Prestes defendia, dentre outras coisas, a reforma educacional (acesso ao ensino público e primário), a reforma social (abolir a desigualdade social), a reforma política (democracia e voto secreto), entre outras.

Da uma resumida!

Espero ter ajudado!!!

Explicação:

Perguntas similares