• Matéria: História
  • Autor: cristinaalaysee
  • Perguntado 6 anos atrás

Pesquise e escreva no caderno as principais ideias defendidas durante o processo de descolonização da América espanhola pelos personagens abaixo:
Toussaint Louverture, Simón Bolívar, José de San Martín, Revolta de Túpac Amaro, Movimento Comunero. ​

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
101

As principais ideias defendidas no contexto  da Independência das Américas eram aquelas que podemos associar ao Iluminismo: defesa da liberdade como princípio político e da República como modelo de governo.

Esta liberdade, no caso das colônias, se daria por meio da expulsão das forças coloniais europeias (Espanha, Inglaterra e Portugal) e pela formação, no lugar destes poderes, de governos mantidos pelos locais, em uma forma de garantir que os interesses dos governados fossem atendidos pelos governantes.

respondido por: cupidyeri
154

toussaint louverture

• Em 1801, o líder haitiano libertou os escravos da porção espanhola da ilha (a atual República Dominicana). A característica peculiar do processo de independência do Haiti foi a participação maciça dos negros, que defendiam a liberdade, a igualdade e o direito à propriedade de terras.

simon bolívar

• Bolívar via como necessária não só uma nação independente mas também democrática. ele propôs também a união dos povos entre si por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos. simon também foi um grande defensor da separação do Estado e da religião.

josé de san martín

• Em março de 1812 retorna para a Argentina para se juntar aos movimentos pela independência, dando início à luta de libertação nacional, que conseguiu assegurar com a vitória de San Lorenzo em 1813.

revolta de túpac amaru II

• Túpac Amaru conseguiu consolidar sua autoridade armando numerosos exércitos e atraindo povos autóctones, mestiços, crioulos, pobres e pequenos mesteirais para a sua causa.

movimento comunero

• A revolta dos Comuneros foi uma revolta de 1781 dos habitantes do Vice-Reino de Nova Granada contra as autoridades espanholas. Se bem que as causas subjacentes pudessem ter sido económicas, os ideais de liberdade e autonomia governamental estiveram bem presentes. A revolta precedeu a luta no século XIX para a libertação do colonialismo espanhol.


gabrielegomes86: obrigad!!!!
gabrielegomes86: obrigad!!!!
gabrielegomes86: valeeoo, ótima resposta!
Perguntas similares