• Matéria: Geografia
  • Autor: pthayla
  • Perguntado 6 anos atrás

1) A Revolução Industrial foi um marco para as transformações nas formas de trabalho e produção. Referente as formas de trabalho anteriores a Revolução Industrial, assinale a alternativa que melhor representa este modelo de trabalho. *

10 pontos

Predominavam as manufaturas, organizações de artesãos controladas por um capitalista, que dividia o lucro com os artesãos.

Predominavam as industrias, estas que sempre existiram.

Predominava o trabalho dos artesãos, que produziam mediante a demanda, não visando o lucro e nem acumulo de produtos.

2) (Unesp 2011) Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa.(...)Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum.Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa. Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de: *

10 pontos

estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.

impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais

provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica.

ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus.

debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.

3) UNESP 2012 A Revolução Puritana (1640) e a Revolução Gloriosa (1688) transformaram a Inglaterra do século XVII. Sobre o conjunto de suas realizações, pode-se dizer que *

10 pontos

determinaram o declínio da hegemonia inglesa no comércio marítimo, pois os conflitos internos provocaram forte redução da produção e exportação de manufaturados.

resultaram na vitória política dos projetos populares e radicais dos cavadores e dos niveladores, que defendiam o fim da monarquia e dos privilégios dos nobres.

envolveram conflitos religiosos que, juntamente com as disputas políticas e sociais, desembocaram na retomada do poder pelos católicos e em perseguições contra protestantes.

geraram um Estado monárquico em que o poder real devia se submeter aos limites estabelecidos pela legislação e respeitar as decisões tomadas pelo Parlamento.

precederam as revoluções sociais que, nos dois séculos seguintes, abalaram França, Portugal e as colônias na América, provocando a ascensão política do proletariado industrial.

4) Após a Independência, os Estados Unidos da América elaboraram sua Constituição. Leia o trecho a seguir da constituição e responda o que se pede: “Nós, o povo dos Estados Unidos, a fim de formar uma União mais perfeita, estabelecer a justiça, assegurar a tranqüilidade interna, prover a defesa comum, promover o bem-estar geral, e garantir para nós e para os nossos descendentes os benefícios da Liberdade, promulgamos e estabelecemos esta Constituição para os Estados Unidos da América.” A Constituição baseada nos princípios iluministas é contraditória com as práticas adotadas após a Independência pois: *

10 pontos

Não assegurava o direito ao voto as mulheres, enquanto as demais classes e gêneros possuíam o direito ao voto, inclusive escravos e indígenas.

Garantia a liberdade, e desta forma, os E.U.A não poderiam mais adotar a escravidão.

Proibiam o tráfico de escravos, mas não proibiam a escravidão.

Apesar das ideias iluministas de liberdade e igualdade, não garantiam o voto as mulheres e indígenas, e não aboliram a escravidão

5) Referente a Independência dos Estados Unidos da América, assinale a alternativa correta. *

10 pontos

Podemos citar como motivos da Inglaterra ter passado para uma política mais agressiva as 13 colônias os seguintes fatos: a concorrência dos produtos norte-americanos, e as guerras Franco-Índia Índia, e a Guerra dos Sete Anos.

A Inglaterra nunca mudou sua postura frente as 13 colônias.

Podemos citar como mudança da política inglesa frente as 13 colônias apenas a concorrência dos produtos norte-americanos.

Nunca houve um processo total de independência das 13 colônias.

Respostas

respondido por: mariadiasruiz
0

Resposta:

J

Explicação:

K

respondido por: pollianadietz5311
0

Resposta:

....................................................

Explicação:

Perguntas similares