• Matéria: Ed. Física
  • Autor: guilhermelindern
  • Perguntado 6 anos atrás

Souza (1997) nos relata que a história da Ginástica confunde-se com a história do homem. A Ginástica é entendida como a prática do exercício físico que "vem da Pré-história, afirma-se na Antiguidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea" (RAMOS, 1982:15). Por isso, este saber torna-se importante, tanto nas aulas de educação física escolar quanto nos treinamentos na área do bacharelado.

SOUZA, E. P. M. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. 1997. 163f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 14/04/2020.

Sabemos que um grande marco para a história da ginástica foi sua sistematização, por meio das escolas ginásticas. A partir disso, leia o artigo a seguir e responda às duas questões.

COSTA, M. G.; PERELLI, J. M.; MATARUNA-DOS-SANTOS, L. História da Ginástica no Brasil: da concepção e influência militar aos nossos dias. Navigator: subsídios para a história marítima do Brasil. Rio de Janeiro, v. 12, n. 23, p. 63-75, 2016.

1. De acordo com o artigo que você acabou de ler no artigo do Costa et al. (2016), descreva quais Escolas Ginásticas foram implantadas no Brasil na época do Império, destacando em quais áreas de atuação elas estiveram presentes.



2. De acordo com o artigo que você acabou de ler no artigo do Costa et al. (2016), descreva quais Escolas Ginásticas foram implantadas no Brasil no período da República, destacando em quais áreas de atuação estiveram presentes.

Respostas

respondido por: Santiago05
4

Resposta:

Questão 1.  

De acordo com o artigo que você acabou de ler no artigo do Costa et al. (2016), descreva quais Escolas Ginásticas foram implantadas no Brasil na época do Império, destacando em quais áreas de atuação elas estiveram presentes.

Academia Real dos Guardas-Marinhas na cidade do Rio de Janeiro, destinada a formação dos oficiais, que contou com a participação de alunos estrangeiros (franceses, ingleses e portugueses).

Escola de Gymnastica no Corpo de Marinheiros que teria como alunos sargentos e cabos em um curso com parte teórica e prática, saindo estes diplomados como monitores de ginástica com responsabilidade de divulgar os jogos e a ginástica sueca pelas escolas e navios da Marinha do Brasil.

Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo (EEFPM), a primeira Escola de Educação Física do Brasil. formava os oficiais em diversas Armas, bem como engenheiros, geógrafos e topógrafos, onde eram ministrados os cursos de Cavalaria, Infantaria e Engenharia.  

Ginástica da Escola Militar. Destinada a aprendizes artilheiros situado na Fortaleza de São João, ginástica, esgrima e natação se tornaram obrigatórias”

Colégio D. Pedro II, com o objetivo de servir à elite da capital com uma formação diferenciada, que incluía a Ginástica, junto com a Música e o Desenho, como disciplinas de seu currículo escolar

Questão 2.      

De acordo com o artigo que você acabou de ler no artigo do Costa et al. (2016), descreva quais Escolas Ginásticas foram implantadas no Brasil no período da República, destacando em quais áreas de atuação estiveram presentes.

Escola de Educação Física do Brasil, a Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo (EEFPM) (RIBEIRO, 2009). O primeiro curso implantado foi o Curso de Esgrima e Ginástica. (Primeira no Brasil)

Centro Militar de Educação Física (CMEF), destinado a dirigir, coordenar e difundir o novo método de Educação Física militar, que viria se tornar a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx).  

Explicação:

Com base na análise no artigo indicado. Vale salientar que o período da República foi de 1889 a 1930.

Perguntas similares