• Matéria: Informática
  • Autor: YagoBuccelli
  • Perguntado 6 anos atrás

O sistema operacional, através do gerenciador de memória, deve tentar manter na memória principal o maior número de processos residentes, permitindo maximizar o compartilhamento do processador e demais recursos computacionais. Mesmo na ausência de espaço livre, o sistema deve permitir que novos processos sejam aceitos e executados. A técnica de swapping foi introduzida para contornar o problema de insuficiência de memória principal e consiste em:
dividir a memória principal em pedaços de tamanho fixo, chamados partições, onde o tamanho das partições é estabelecido na fase de inicialização do sistema.

desenvolver as aplicações de modo a não ultrapassar o espaço de endereçamento de memória disponível.

dividir a memória em pedaços de tamanho variável, de modo que cada programa utilize apenas o espaço necessário para sua execução.

escolher um processo residente, a ser transferido da memória principal para a memória secundária, sendo que, posteriormente, o processo é carregado de volta da memória secundária para a memória principal.

dividir o programa em módulos, de forma que seja possível a execução independente de cada módulo, utilizando uma mesma área de memória.

Respostas

respondido por: equiperocketgo
7

Resposta:

Escolher um processo residente, a ser transferido da memória principal para a memória secundária, sendo que, posteriormente, o processo é carregado de volta da memória secundária para a memória principal.

Explicação:

Swapping é uma técnica para resolver problema de processos que aguardam por espaço livre adequado, ou seja, os processos não ficam mais na memória o tempo todo.

Um processo residente na memória é levado para o disco (Swapped-Out), dando lugar a outro; O processo Swapped-Out retorna à memória (Swapped-In), sem “perceber” o que ocorreu.

Entretanto, temos um problema gerado pelo Swapping, que é a realocação dos processos, pois o tempo gasto com essas trocas é alto e um mesmo processo sendo Swapped-Out repetidas vezes gera um alto consumo de CPU.

Técnica de Swapping traz algumas vantagens para os processos, tais como:

        - Maior compartilhamentoda memória;

        - Aumento no Throughput (quantidade de processos executados por unidade de tempo);

        - Eficiente para sistemas com poucos usuários e pequenas aplicações;

Sabendo-se do conceito básico do é Swapping, já seria possível resolver a questão, pois a única alternativa que se refere à troca, transferência (que é o significado da palavra SWAP), é a alternativa D.

Perguntas similares