✓Quem foi Martin Lutero? Onde nasceu e onde morreu?
✓O que foi o concílio de Trento?O Tribunal do Santo Ofício ?O Ato de Supremacia?
Respostas
Resposta:
Um reformista da renascença, ele "criou" a Igreja Luterana.
Nascimento: 10 de novembro de 1483, Eisleben, Alemanha
Falecimento: 18 de fevereiro de 1546, Eisleben, Alemanha
O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, foi o 19º concílio ecumênico da Igreja Católica.
A Inquisição é um grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja Católica Romana cujo objetivo é combater a heresia. Começou no século XII na França para combater a propagação do sectarismo religioso, em particular, em relação aos cátaros e valdenses.
Os Atos de Supremacia são dois atos aprovados pelo Parlamento da Inglaterra no século XVI, que estabeleceram os monarcas ingleses como chefes da Igreja da Inglaterra. A Lei de 1534 declarou o rei Henrique VIII e seus sucessores como o chefe supremo da Igreja, substituindo o papa.
Lutero foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Nasceu no dia 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben, que na época fazia parte do Sacro Império Romano-Germânico. Martinho Lutero morreu no dia 18 de fevereiro de 1546, aos 62 anos de idade, por razões desconhecidas.
O “Concílio de Trento”, foi realizado na cidade de Trento, próxima ao Tirol italiano, entre 1545 e 1563, sendo o 19º Concílio Ecumênico da Igreja Católica, considerado o mais longo e que promulgou mais decretos dogmáticos (decretos tridentinos) na história da Igreja Católica. Vale lembrar que um concílio é um ato ecumênico (religioso) no qual comparecem os emissários máximos da Igreja Católica.
O Tribunal do Santo Ofício era uma instituição eclesiástica de carácter "judicial", que tinha por principal objetivo "inquirir heresias" - daí também ser conhecido como Inquisição, combatendo a heresia. Começou no século XII na França para combater a propagação do sectarismo religioso, em particular, em relação aos cátaros e valdenses
O ato de Supremacia de 1534 foi um decreto do parlamento inglês que declarou ser Henrique VIII o chefe da igreja da Inglaterra suprimindo os mosteiros católicos e confiscando os bens eclesiásticos, que foram incorporados ao Estado.