• Matéria: Português
  • Autor: PeQuEnA78
  • Perguntado 6 anos atrás

Êxodo millennial: jovens brasileiros querem abandonar o país
Em busca de uma nova realidade e com o passaporte em mãos. É isso que boa parte da juventude brasileira idealiza em 2018. De acordo com uma pesquisa feita pelo Datafolha divulgada no dia 17/6, o Brasil vive um verdadeiro êxodo de talentos.

O movimento de jovens que pretendem deixar o país e tentar a vida fora das fronteiras vem aumentando há anos, mas agora atinge um nível alarmante. Entre os entrevistados com idades de 16 a 24 anos, 62% afirma que trocaria a nação se tivesse condições. Quando se consideram apenas pessoas com mais de 16 anos, a porcentagem é de 43%, o que significaria cerca de 70 milhões de brasileiros prontos para deixar tudo para trás.

A falta de esperança no cenário político, a crise econômica que, desde 2014, não mostra sinais de melhora e o baixo incentivo em educação e pesquisa são algumas das razões que tem levado o jovem brasileiro a desistir do próprio país. E a vontade não fica apenas no campo das intenções: em 2017 foram entregues 21,7 mil declarações de saída definitiva do país à Receita Federal (a título de comparação, em 2011, o número foi de 8,1 mil pessoas).
Em primeiro lugar na lista de locais preferidos ainda estão os Estados Unidos. Daniel Rosenthal, diretor da InvestUSA360 (plataforma que oferece ajuda a quem quer morar ou investir nos Estados Unidos), afirma que as famílias de jovens com filhos são os que mais procuram a empresa por querer estabilidade, tranquilidade e esperança em um futuro mais promissor.

“Nossos clientes não suportam mais a crise política e suas anuências como corrupção, carga tributária e insegurança jurídica. Esses pontos têm gerado uma instabilidade econômica que, por sua vez, causa uma falta de perspectivas de dias melhores a curto prazo. O brasileiro está cansado e jogando a toalha”, afirma. Rosenthal explica ainda que a maioria das pessoas quer ir embora em definitivo mas ainda planeja muito mal a mudança e que sua empresa encaminha as demandas para parceiros especializados.
Fuga de cérebros

A pesquisa do Datafolha afirma que 56% das pessoas com ensino superior e 48% dos que tem nível médio também optariam por morar fora do país. E, segundo Rosenthal, alguns de seus clientes são executivos, pesquisadores e profissionais qualificados. “Há falta de investimento na área de pesquisa e desenvolvimento e, consequentemente, os profissionais não conseguem realizar seus projetos, se frustram e acabam desistindo ou do Brasil ou de suas carreiras”, alerta.

Para ele, uma das preocupações mais latentes é a de que até jovens que ainda não têm curso superior já estão sem esperança e querendo ir embora (o que ajuda a justificar a alta porcentagem da pesquisa entre 16 e 24 anos). “Teremos uma perda irreparável de fuga de cérebros que são importantes para o desenvolvimento e reestruturação de um novo Brasil”, diz.
1)Qual é o assunto central da reportagem?
2)Releia a fala de um dos entrevistados:
"Nossos clientes não suportam mais a crise política e suas anuências, como corrupção, carga tributária e insegurança jurídica. Esses pontos têm gerado uma instabilidade econômica que, por sua vez, causa falta de perspectivas de dias melhores a curto prazo.
a)Houve alguma mudança no cenário político, econômico e social brasileiro de 2018, ano em que a reportagem foi escrita, até hoje?Dê sua opinião.
b)A perspectiva dos jovens de dias melhores a curto prazo aumentou ou diminuiu de lá para cá?


ZINHO121: qro saber

Respostas

respondido por: fernandowellington27
20

1) a vontade dos jovens em abandonar o país.

2.A)O ano de 2018 foi marcado por uma recuperação lenta da economia brasileira, pelo desemprego ainda elevado e pelo crescimento da informalidade.

2.B)Eu acho que a perspectiva dos jovens de hoje, em dia aumentou porque hoje em dia todos os jovens tem uma perspectiva de vida, e antigamente muitos jovens não tinham perspectiva de quese nada mas hoje, é dia com a tecnologia nós temos uma mera perspectiva de como será o nosso futuro a nossa vida e tudo mais.

Explicação:  

temos perspectiva de onde vêm os nossos celulares, Notebooks, utensílios de coisinha, temos um serta noção de como são feitas as nossa coisas do nosso dia a dia num escritório a messa, no seu quarto o seu colchão hoje é dia temos uma perspectiva disso tudo

BOAS NOTAS!!!!!

Anexos:
respondido por: arper
4

Sobre a reportagem com o assunto emigração, podemos responder assim:

  1. O desejo de jovens brasileiros de emigrar, ou seja, deixar o país.
  2. É possível perceber que do ano de 2018 para o ano atual algumas mudanças significativas ocorreram, geradas também pela pandemia como um fator determinante. O aumento de preços e diminuição do poder de compra é algo que preocupa muitos brasileiros e um cenário onde não se vê solução.
  3. A perspectiva educacional e profissional diminuiu exponencialmente, boa parte dos que já se formaram ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho, ou se veem obrigados a trabalhar em áreas fora de sua formação, na maioria das vezes recebendo salários menores.

Brasileiros se despedem do Brasil

Nos dias atuais há milhões de brasileiros vivendo fora do país. Essas pessoas deixam sua pátria-mãe em busca de mais qualidade de vida, assim o índice emigratório tem crescido bastante. A crise econômica é um dos motivos cruciais e esses números tendem a aumentar.

Veja mais sobre emigração: https://brainly.com.br/tarefa/37301491

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares