Na escola francesa, destacaram-se estudiosos como Zarifian e Le Boterf no que tange aos estudos sobre competências. Para Zarifian, as competências:
Escolha uma:
a. são o mesmo que qualificação.
b. foram estudadas a partir de transformações do mundo do trabalho, dentre as quais é possível elencar: a comunicação, os serviços e a noção de incidente.
c. envolvem certa prescritividade, descoladas das necessidades reais das empresas.
d. foram desenvolvidas com base no modelo taylorista-fordista.
e. são a inteligência prática para situações que se apoiam sobre os conhecimentos adquiridos; no entanto, perdem a força diante da complexidade das situações que emergem na cotidianidade.
Respostas
Resposta:
E.
foram estudadas a partir de transformações do mundo do trabalho, dentre as quais é possível elencar: a comunicação, os serviços e a noção de incidente.
Explicação:
A escola francesa, principalmente nos anos 90 com Zarifian, procurou ir além do conceito de qualificação. O debate da escola francesa buscava o desenvolvimento de um modelo que aproximasse o ensino das necessidades reais da empresa. Nos Estados Unidos, e não na escola francesa, o conceito de competências foi fundado com base no modelo taylorista-fordista. Dado o protagonismo da inteligência prática na noção de competência desenvolvida por Zarifian, esta última ganha ainda mais força diante da complexidade das situações que se engendram na cotidianidade do trabalho. Por fim, Zarifian baseou-se nas mutações do mundo do trabalho para desenvolver seus estudos sobre competências, buscando alinhamento, tais como: incidente (aquilo que ocorre de forma não programada);, comunicação (no sentido de compreender o outro e a si mesmo) e serviço (atendimento a cliente dentro e fora das empresas).
Sobre competências na escola francesa é correto afirmar que: "foram estudadas a partir de transformações do mundo do trabalho, dentre as quais é possível elencar: a comunicação, os serviços e a noção de incidente". Alternativa B.
Competências
Competências são qualidades que podem ser desenvolvidas por meio de treinamento ou experiência. Isso significa que eles podem ser aprendidos.
Segundo Zarifian, competência é a inteligência prática para situações que se constrói sobre o conhecimento adquirido e o transforma com maior força à medida que a complexidade das situações aumenta. A competência de um indivíduo não é um estado, não pode ser reduzida a um conhecimento ou know-how específico.
Aprenda mais sobre Competências, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/53255454
#SPJ2