• Matéria: História
  • Autor: gianluccasoliani
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais foram as medidas adotadas pelas Cortes de Lisboa que desagradaram o governo de D. Pedro I e qual foi a atitude do príncipe ?

Respostas

respondido por: cioccariclaudia
3

Resposta:

Explicação:

Durante a formação das Cortes em Portugal, os revolucionários do Porto pretendiam reestruturar a economia portuguesa. Para isso, acreditavam que a manutenção dos laços coloniais era de suma importância para o fortalecimento da economia de Portugal. Isso significava a interrupção de todas as benesses materiais oferecidas pela liberdade econômica trazida com o governo de Dom João. Dessa forma, os aristocratas brasileiros formaram o Partido Brasileiro com o intuito de mobilizar forças que preservassem seus interesses de ordem econômica.

Uma das primeiras medidas desse novo partido foi agrupar um conjunto de assinaturas que exigiam a permanência de Dom Pedro no Brasil. Essa manifestação exigindo apoio de Dom Pedro, era uma resposta ao pedido formal das cortes portuguesas que reivindicavam o retorno do príncipe regente para Portugal. Vislumbrando o controle político sobre o território brasileiro, Dom Pedro I, em 9 de janeiro de 1822, declarou sua fidelidade aos brasileiros no pronunciamento que ficou conhecido como Dia do Fico.

Ele proclamou a República , antes que o Brasil virasse uma eterna colônia de Portugal .


cioccariclaudia: Se tiveres dúvida te explico melhor
Perguntas similares