Respostas
Resposta:
Tales de Mileto (624-546 a.C.)
Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo. Sua ruptura com o conhecimento mítico se situa na afirmação da água (hýdor) como a arché do Universo. O pensador de Mileto buscou um elemento que poderia ser considerado a base de todas as coisas do Universo.
De acordo com Tales, só algo que pudesse ocupar qualquer forma existente poderia ter dado origem às coisas que possuem diversas formas; da mesma forma, só algo que pudesse ser encontrado em todos os estados em que se encontravam as coisas poderia ter produzido tais coisas.
Disso, observou que a água podia ocupar qualquer forma e que se encontrava nos estados sólido, líquido e gasoso, o que lhe garantia uma condição especial no mundo, sendo identificada enquanto a matéria primeira do Universo, a physis, aquela que teria dado origem a todo o existente. Toda matéria, portanto, seria dotada de certa umidade que lhe conferiria vida. A inexistência de umidade, a completa seca, corresponderia à não existência, à morte.
A importância de Tales para o nascimento da filosofia está em afirmar a ideia de que “Tudo é um”. A esta proposição de unidade denominamos unitarismo. Além de Tales, podemos considerar unitaristas Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eleia, responsáveis pela primeira grande disputa filosófica, cujo impasse seria resolvido por Sócrates.