1. Max Weber e Karl Marx foram sociólogos que procuraram compreender as transformações na sociedade moderna. Entretanto, em muitos pontos, eles apresentam ideias bastante divergentes. Assinale se as frases a seguir dizem respeito à sociologia de Marx ou à sociologia de Weber.
MARX
WEBER
1. As transformações na sociedade são decorrentes, principalmente, das alterações no modo de produção da vida material.
2. As transformações na sociedade possuem diversas causas.
3. A estratificação social é influenciada por diferenças de classe, status e partido.
4. As classes sociais decorrem das relações de produção e da divisão do trabalho.
5. O Estado é definido pela posse do monopólio do uso legítimo da força.
6. O Estado está relacionado com a superestrutura da sociedade.
7. A luta de classes é o motor da história.
Respostas
Resposta:
1)MARX
2)WEBER
3)MARX
4)MARX
5)WEBER
6)MARX
7)MARX
A sequência correta está em: Marx; Weber; Weber; Marx; Weber; Marx; Marx. Weber, buscou refletir sobre o papel do estado que se define como a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio físico social legítimo.
Marx entendeu o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/23145857