Leia um trecho de texto do cronista Lima Barreto.
O caso do mendigo
Os jornais anunciaram, entre indignados e jocosos, que um mendigo, preso pela polícia, possuía em seu poder valores que montavam à respeitável quantia de seis contos e pouco.
Ouvi mesmo comentários cheios de raiva a tal respeito. O meu amigo X, que é o homem mais esmoler desta terra, declarou-me mesmo que não dará mais esmolas. E não foi só ele a indignar-se. Em casa de família de minhas relações, a dona da casa, senhora compassiva e boa, levou a tal ponto a sua indignação, que propunha se confiscasse o dinheiro ao cego que o ajuntou.
Não sei bem o que fez a polícia com o cego. Creio que fez o que o Código e as leis mandam; e, como sei pouco das leis e dos códigos, não estou certo se ela praticou o alvitre lembrado pela dona da casa de que já falei.
O negócio fez-me pensar e, por pensar, é que cheguei a conclusões diametralmente opostas à opinião geral.
O mendigo não merece censuras, não deve ser perseguido, porque tem todas as justificativas a seu favor. Não há razão para indignação, nem tampouco para perseguição legal ao pobre homem.
Tem ele, em face dos costumes, direito ou não a esmolar? Vejam bem que eu não falo de leis; falo dos costumes. Não há quem não diga: sim. Embora a esmola tenha inimigos, e dos mais conspícuos, entre os quais, creio, está M. Bergeret, ela ainda continua a ser o único meio de manifestação da nossa bondade em face da miséria dos outros. Os séculos a consagraram; e, penso, dada a nossa defeituosa organização social, ela tem grandes justificativas. Mas não é bem disso que eu quero falar. A minha questão é que, em face dos costumes, o homem tinha direito de esmolar. Isto está fora de dúvida.
BARRETO, Lima. Crônicas. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2019.
Glossário
esmoler: aquele que dá esmolas frequentemente.
alvitre: proposta.
conspícuo: notável pelo saber.
As crônicas, ainda que tratem de assuntos intimamente ligados a seu tempo,
(A)
podem apresentar, por tempo indeterminado, um aspecto de jovialidade e frescor, já que, utilizando a mesma língua que falamos, nada se percebe em termos de modificações no modo de se escrever.
(B)
sempre fazem referência a fatos futuros, já que, na realidade, seu objetivo é tentar adivinhar aquilo que está por vir.
(C)
podem se tornar atemporais, já que, por serem retiradas do cotidiano, apresentam pouquíssimas possibilidades de assuntos possíveis.
(D)
podem se transformar em base para discussões atemporais – como é o caso da divisão de opiniões acerca de mendigos que conseguem reunir somas em dinheiro além do que a sociedade espera.
Respostas
respondido por:
27
Olá! (:
A resposta correta é a Letra D
→ A crônica traz o retrato e a crítica de assuntos atuais que podem ser tornar atemporais, já que alguns problemas nos países são estruturais e também por vivermos ciclos.
Espero ter ajudado!❣❣❣
GabiSueiti:
MUITO OBRIGADA!!!!
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