• Matéria: Sociologia
  • Autor: rasecrj
  • Perguntado 6 anos atrás

QUESTÃO 1
No texto "Da arte de aprender a cair", o filósofo Vladimir Safatle apresenta algumas reflexões sobre o papel da ética, as formas como ela tem sido abordada, especialmente em livros acadêmicos, ou não, e destaca de que maneiras é possível exercer uma verdadeira reflexão ética.


Considerando o conteúdo do texto "Da arte de aprender a cair" na íntegra, avalie as afirmativas que seguem:

I. Vladimir Safatle faz uma crítica às abordagens sobre a ética feitas em livros para o público em geral e para o meio acadêmico, pois geralmente tratam do assunto de uma forma que sempre se desdobra para um posicionamento de autodomínio.
II. De acordo com o filósofo, existe um ponto nodal que une as compreensões equivocadas sobre a ética, que é: “o erro de acreditar que uma reflexão sobre ética seria a melhor forma de alimentar nosso desejo de invulnerabilidade e de inviolabilidade”.
III. Para Safatle, a ética é o fundamento para o "estranho desejo humano de manter sua inviolabilidade", que está amparada por uma segurança ontológica e que se configura como instrumento para que possamos manter o domínio sobre nós mesmos.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.

Alternativa 4:
III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.


cleonebr66: RESPOSTA CORRETA: ALTERNATIVA 2 I E II
cleonebr66: A ALTERNATIVA I está correta pois, o texto deixa claro que o meio acadêmico trata do assunto da mesma forma. fragmento retirado do texto" Mas, se voltarmos os olhos aos livros que circulam no mundo acadêmico na
área que chamamos normalmente de “filosofia moral”, encontraremos uma terra
devastada não muito distinta) ou seja, os livros acadêmicos partilham da mesma abordagem em relação ao público em geral.. portanto, na minha humilde opinião o texto deixa claro que a alterantiva 01 é certa.
cleonebr66: a ALTERNATIVA II está correta pois "No fundo, todas essas estratégias, e elas são múltiplas, partilham ao menos
um erro fundamental: o erro de acreditar que uma reflexão sobre ética seria a melhor
forma de alimentar nosso desejo de invulnerabilidade e de inviolabilidade
cleonebr66: a ALTERNATIVA III está errada. pois, a abordagem do autor é diferente, deixando claro que seu posicionamente seria " retirado do texto " (Por isso, talvez a única posição ética à altura de nosso tempo deveria partir da
procura em assumir uma insegurança ontológica fundamental.) ou seja, a posição do autor é que deveriamos partir da procura por uma insegurança ontológica funadamental, aquela baseada em um aprendizado sobre como
cair e como se quebrar.
carlosmartinstj: confirma pf

Respostas

respondido por: jamilydossantos42
22

Resposta:

alternativa 2 eu acho não tenho 100% de certeza acho que 98% de certeza.


fabianaflavio2012: Qual página do livro ?
odaedgar23: eu também coloquei 2 e 3
ADancini: A discussão aqui é se a afirmativa I está correta, ...questiono o parte final dela??
.....pois geralmente tratam do assunto de uma forma que sempre se desdobra para um posicionamento de autodomínio. No meu entender tbm acho que está certa...então neste caso...ALTERNATIVA CORRETA É A 5 (I,II,III)
respondido por: Matheusieti
1

As alternativas II e III estão corretas.

A ética dialoga com o compromisso.  A ética analisa e busca compreender o indivíduo bem como seu espaço e o conjunto de ações que deve ou não tomar.

Por isso, em seu conceito mais básico, ela está relacionada ao respeito da essência das normas, dos valores, das prescrições e até mesmo das exortações presentes em qualquer realidade social.

Logo, a ética, surge como uma base de conceito sobre a forma como os indivíduos precisam pautar suas relações em sociedade, e, em menor e maior grau é interessante observar que ela é utilizada, principalmente tendo esses seguintes pilares:  

A Ética moral;  

A Ética ambiental;  

A Ética política;  

A Ética social;  

A Ética cultural;  

A Ética profissional.

Sobre o surgimento da ética:

https://brainly.com.br/tarefa/20493128

Anexos:
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