QUESTÃO 3
A Educação 4.0 está centrada no conceito do "aprender fazendo" – ou "Learning by Doing", na expressão cunhada em inglês. O modelo prioriza o autodesenvolvimento do aluno e a construção de valores, conhecimentos e habilidades a partir da vivência de diferentes atividades.
A partir da leitura na íntegra do texto "O futuro do ensino superior: a era da Educação 4.0", a seguir sobre a educação 4.0 ressalta-se que
Alternativas
Alternativa 1:
o relatório apresentado pela Foundation for Young Australians (FYA) revela que o avanço da automação de processos no decorrer dos próximos dez ou quinze anos não afetará a existência de cargos exercidos por humanos.
Alternativa 2:
a educação 4.0 fundamenta-se em modelos de aprendizagem tradicionais, em que se preza pela figura do professor, pois é o único sujeito capaz de estimular diferentes formas de aprendizagem.
Alternativa 3:
o modelo educacional 4.0 preconiza a articulação de abordagens on e off-line, com vistas à criação de um meio promissor para o desenvolvimento de uma educação baseada na experiência.
Alternativa 4:
para que a educação 4.0 seja implementada nas Instituições de Ensino Superior, as únicas estratégias de aprendizagem necessárias são a tecnologia e suas ferramentas.
Alternativa 5:
no modelo 4.0, os makerspaces são espaços de experimentação em que se tem como prioridade a dinâmica professor-aluno, a aprendizagem por colaboração tem papel secundário nesses espaços.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3: o modelo educacional 4.0 preconiza a articulação de abordagens on e off-line, com vistas à criação de um meio promissor para o desenvolvimento de uma educação baseada na experiência.
Explicação:
Alternativa 1: o relatório apresentado pela Foundation for Young Australians (FYA) revela que o avanço da automação de processos no decorrer dos próximos dez ou quinze anos não afetará a existência de cargos exercidos por humanos.
"De acordo com o levantamento, seis de cada dez estudantes australianos estão aprendendo profissões que serão substituídas por máquinas dentro de 10 ou 15 anos"
Alternativa 2: a educação 4.0 fundamenta-se em modelos de aprendizagem tradicionais, em que se preza pela figura do professor, pois é o único sujeito capaz de estimular diferentes formas de aprendizagem.
" as universidades estão adotando modelos disruptivos de aprendizagem – cujos pilares são a personalização do ensino, estímulo à experimentação dos alunos e a combinação entre a sala de aula e o ambiente online. O movimento está sendo chamado de Educação 4.0. "
Alternativa 3: o modelo educacional 4.0 preconiza a articulação de abordagens on e off-line, com vistas à criação de um meio promissor para o desenvolvimento de uma educação baseada na experiência.
"O modelo prega a integração de abordagens on e offline para criar um ambiente propício à educação alicerçada na experiência. "
Alternativa 4: para que a educação 4.0 seja implementada nas Instituições de Ensino Superior, as únicas estratégias de aprendizagem necessárias são a tecnologia e suas ferramentas.
"a tecnologia surge como trunfo para flexibilizar e incrementar o aprendizado. "
Alternativa 5: no modelo 4.0, os makerspaces são espaços de experimentação em que se tem como prioridade a dinâmica professor-aluno, a aprendizagem por colaboração tem papel secundário nesses espaços.
"Os makerspaces são laboratório de experimentação, equipados com diversos recursos – de serrotes e cortadores de madeira até impressoras 3D e softwares de programação. Também conhecidos como hubs de inovação, esses ambientes propiciam a elaboração de produtos e projetos, incentivando a criatividade e a tolerância ao erro por parte dos alunos. “São espaços para reprodução de artefatos DIY [do conceito Faça Você Mesmo, em português]. Vários deles têm uma dinâmica de aprendizado em conjunto que favorecem o desenvolvimento de projetos criativos”,"
Resposta:
Alternativa 3:
o modelo educacional 4.0 preconiza a articulação de abordagens on e off-line, com vistas à criação de um meio promissor para o desenvolvimento de uma educação baseada na experiência.
Explicação:
O modelo prega a integração de abordagens on e offline para criar um
ambiente propício à educação alicerçada na experiência. Vai além da simples
inserção de smartphones e computadores na sala de aula.