Platão distingue dois tipos de conhecimento: o sensível e o inteligível. Nesse contexto, assinale a alternativa correta em relação à diferença da teria de Platão e Aristóteles sobre conhecimento sensível (sentidos) e conhecimento inteligível.
A
Platão defende que o conhecimento verdadeiro se dá através dos sentidos e pelas crenças presentes em nossa sociedade. Aristóteles, se opõe ao seu mestre, defende que todo conhecimento tem como origem o intelecto.
B
Platão defende que o conhecimento sensível é ilusório e que o conhecimento inteligível se obtém através da dialética. Aristóteles recusa a teoria de Platão defendendo que nada há no intelecto que não tenha primeiro passado pelos sentidos, ou seja, o conhecimento evolui em graus desde o mais simples ao mais elevado.
C
Platão defende que o conhecimento verdadeiro se dá através da razão e despreza o conhecimento sensível por ser oposto ao inteligível. Aristóteles recusa a teoria de Platão defendendo que o conhecimento sensível é o mais nobre dos tipos de conhecimentos.
D
Platão defende que todo conhecimento do inteligível surgiu a partir do conhecimento sensível, ou seja, o conhecimento evolui em graus desde o mais simples ao grau mais elevado. Aristóteles discorda de seu mestre expondo que o conhecimento sensível é ilusório.
Respostas
respondido por:
12
Resposta: Letra b).
Explicação: Platão, quanto ao mundo inteligível, seguia a mesma linha de pensamento de Parmênides, onde o conhecimento absoluto se dá por meio do mundo inteligível, alcançado por meio da dialética. Para Platão, o conhecimento proveniente do mundo sensível era ilusório, e incapaz de alcançar a razão e a verdade absoluta, mas nem por isso deveria ser descartado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás