O que é variação linguística? Quais são os tipos de variação linguística? Defina cada uma e dê exemplo
Respostas
Resposta:
- Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. ... As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).
Exemplos de variações diastráticas
Bons exemplos são as gírias, expressões populares de um determinado grupo social e os jargões, que compõem o linguajar usado em um grupo especifico, podendo ser profissional, cultural ou social.
Exemplos de variações diatópicas
A abóbora que conhecemos no sudeste é chamada de jerimum no nordeste brasileiro pela influência indígena. Assim como a mandioca, que pode ser encontrada como aipim ou macaxeira, dependendo da região do país.
Exe
mplos de variações históricas
Bons exemplos de variação linguística histórica são a remoção do uso do “ph” de algumas palavras, como pharmácia (forma antiga), que se tornou farmácia (forma atual) e a diminuição de vossa mercê (forma antiga) — que hoje só vemos em séries e novelas de época — para você (forma atual).
Exemplos de variações diafásicas
A linguagem formal ou culta, por exemplo, leva em consideração as normas da língua. Ela pode ser usada quando não há familiaridade entre os ouvintes da comunicação ou em situações que necessitam de maior elegância.
Por outro lado, a linguagem informal é usada quando há familiaridade entre os ouvintes da comunicação ou em situações descontraídas.
espero ter ajudado!