os significados, as semelhanças e as diferenças dos verbetes fé, espiritualidade, religião e religiosidade
Respostas
resposta/explicação:
Trata-se de singularidades, independentes entre si. Tanto é assim que alguém pode ser Religioso sem ser Espiritualista – apesar de, como uma fruta seca, acabar se revelando uma experiência vazia, sem polpa –, ou, também, pode ser Espiritualista sem ser Religioso – situação bastante comum que lembra outra vez a fruta, agora descascada, pingando sumo.
Trata-se de singularidades, independentes entre si. Tanto é assim que alguém pode ser Religioso sem ser Espiritualista – apesar de, como uma fruta seca, acabar se revelando uma experiência vazia, sem polpa –, ou, também, pode ser Espiritualista sem ser Religioso – situação bastante comum que lembra outra vez a fruta, agora descascada, pingando sumo.Distinções: Religião é postura única, singular, que resulta de determinada crença (fecha o foco, portanto). Espiritualidade é derivação reveladora da intensidade mística em sua pluralidade (ao contrário, abre o foco).
Trata-se de singularidades, independentes entre si. Tanto é assim que alguém pode ser Religioso sem ser Espiritualista – apesar de, como uma fruta seca, acabar se revelando uma experiência vazia, sem polpa –, ou, também, pode ser Espiritualista sem ser Religioso – situação bastante comum que lembra outra vez a fruta, agora descascada, pingando sumo.Distinções: Religião é postura única, singular, que resulta de determinada crença (fecha o foco, portanto). Espiritualidade é derivação reveladora da intensidade mística em sua pluralidade (ao contrário, abre o foco).O Deus da Religião, criador, milagreiro, atende preces. No campo da Espiritualidade, a própria ideia de Deus deriva para maiores amplificações, metafóricas e panteístas, ligadas ao maravilhoso pulsar de energia do Universo e da Vida.
Trata-se de singularidades, independentes entre si. Tanto é assim que alguém pode ser Religioso sem ser Espiritualista – apesar de, como uma fruta seca, acabar se revelando uma experiência vazia, sem polpa –, ou, também, pode ser Espiritualista sem ser Religioso – situação bastante comum que lembra outra vez a fruta, agora descascada, pingando sumo.Distinções: Religião é postura única, singular, que resulta de determinada crença (fecha o foco, portanto). Espiritualidade é derivação reveladora da intensidade mística em sua pluralidade (ao contrário, abre o foco).O Deus da Religião, criador, milagreiro, atende preces. No campo da Espiritualidade, a própria ideia de Deus deriva para maiores amplificações, metafóricas e panteístas, ligadas ao maravilhoso pulsar de energia do Universo e da Vida.A Religião cria uma necessária série de regras e ordenamentos do cotidiano, uma lei em torno da qual a sociedade se organiza. A Espiritualidade, por sua vez, convida à apreciação da beleza do mundo, admiração de acompanhar a poesia sinfônica do cosmos.
- bons estudos!