A Terra tem entre 4,6 e 5 bilhões de anos. Desde sua formação, ela passa por modificações diárias em sua parte externa, o que se deve à atuação de agentes erosivos e de várias formas de intemperismo. A vegetação exerce marcante influência na formação do solo pelo fornecimento de matéria orgânica, na proteção contra a erosão pela ação das raízes fixadas no solo, assim como as folhas evitam o impacto direto da chuva. Ao se decompor, a matéria orgânica libera ácidos que também participam na transformação dos constituintes minerais do solo [...]. Fonte: LIMA, Valmiqui Costa. LIMA, Marcelo Ricardo de. Formação do solo. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Universidade Federal do Paraná. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. Curitiba: Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007. p. 1 a 10. O trecho do texto mostra a ação de um tipo de intemperismo que provoca mudanças na crosta terrestre e pode ser classificado em intemperismo (A) biológico. (B) físico. (C) químico. (D) histórico.
Respostas
Resposta:(A) biológico
Explicação:
Explicação:
Resposta: O mais certo parece a letra C
Explicação: Intemperismo físico ou mecânico: O intemperismo físico é a fragmentação da Rocha em blocos ou pedaços menores. É causado tanto por ação do impacto com outras rochas. Durante o transporte de material pela água principalmente em rios de planalto nos quais está pode atingir grandes velocidades o que dar ela mais força para realizar tal ação.
Intemperismo químico: O intemperismo químico é um processo de decomposição ou dissolução dos minerais que compõem a rocha por meio de uma série de reações químicas geralmente sob ação da água. Em regiões com climas mais quentes por exemplo a intensidade do intemperismo químico é maior em razão do aumento na velocidade das reações químicas.
Intemperismo de seres vivos: os intemperismo químico e físico se reforçam muito aumente ou seja não facilita a ocorrência do outro. Ambos os tipos podem ainda ser acelerados pela ação do seres vivos vegetais ou animais plantas podem nascer em pequenas fraturas na rocha e a medida que suas raízes crescem e vão se infiltrando e aumentando essas fraturas o que possibilita a entrada de água e o incremento do intemperismo químico por exemplo.