uso do Mar de Aral para a produção agrícola, por meio de irrigação feita por canais mal construídos, levou a um grande desperdício da água captada, e tal fato é apontado como o principal responsável pela diminuição do volume de suas águas.
image9.jpeg
NV77/Shutterstock.
Navios abandonados no mar Aral
O Mar de Aral secou, e substâncias tóxicas em seu leito ficaram expostas, causando sérios problemas de saúde na população karakalpak. Está em curso, agora, um ambicioso projeto, que envolve a plantação de milhões de árvores para tentar salvar essa comunidade e seu ambiente. […].
Entre os problemas causados pelo desaparecimento do Mar de Aral, está
(A)
a alta na taxa de natalidade da população local.
(B)
o aumento de aves, atraídas pelos peixes.
(C)
a contaminação da população.
(D)
o intenso desmatamento na região.
Respostas
(C)
a contaminação da população.
Resposta:
Questão C) a contaminação da população.
Explicação:
Este item investiga a capacidade de relacionar as consequências da redução do Mar de Aral, na Ásia Central, aos problemas ambientais e de saúde da população local. Com a redução do Mar de Aral, muitas algas se proliferaram e liberaram toxinas que contaminaram a população, causando diversas doenças (gabarito C). A alternativa A está incorreta, porque, com a redução do Mar de Aral, a região passou pela perda de empregos, e a população buscou outras regiões para habitar. A alternativa B está incorreta, porque a água se tornou tóxica e os peixes reduziram, o que afastou os peixes da região. A alternativa D está incorreta, porque houve um projeto para reflorestar a região, buscando retomar a vitalidade do ambiente.