• Matéria: História
  • Autor: leonaardoss
  • Perguntado 6 anos atrás

entre as diversas medidas adotadas pelo governo de Portugal para melhor controlar os impostos sobre a mineração estava a derrama. Explique o que era a derrama e como ela afetava a vida da população de minas gerais ​

Respostas

respondido por: pedrolasalle
3

Para contextualizar um pouco:

.No final do século XVII os bandeirantes acharam ouro no lugar que mais tarde viria a se chamar Minas Gerais

.O Brasil que antes basicamente apenas exportava cana, agora era a principal fonte de renda da Coroa Portuguesa, substituindo as especiarias da Índia e de Macau

.A população brasileira triplicou devido ao ouro encontrado em Minas; trazendo muitos portugueses em busca de fortuna e, consequentemente escravos para trabalhar nas minas.

.A coroa demorou um pouco, mas implantou o Quinto, imposto em que a quinta parte de todo ouro produzido ia para Portugal em forma de tributo (ou seja, 20%), além disso, as casas de fundição cobravam a tarifa de 18%.

Pois bem, como muitas pessoas não pagavam ilegalmente o Quinto, a Coroa instituiu um novo dispositivo fiscal chamado de Derrama, onde estipulou a quantidade anual a ser arrecadada com o Quinto de cem arrobas anuais, caso este valor não seja alcançado, o valor do Quinto atrasado seria cobrado de todos os contribuintes, baseado em seus rendimentos. A Derrama provocou a ira dos grandes detentores de ouro da região, marcando o início da Inconfidência Mineira, em 1789.

Perguntas similares