• Matéria: Matemática
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

Av1- Ed- Lógica e Matemática: 1) Dada as seguintes proposições verdadeiras: I) Algum médico é ciclista. II) Nenhum estudante é ciclista. Podemos concluir corretamente que: Alternativas: a) Nenhum estudante é médico. b) Nenhum médico é estudante. c) Algum estudante não é médico. d) Algum médico não é estudante. 2) Em um grupo de amigos participantes de um coral musical temos um maestro, um soprano e um tenor. Sendo suas profissões, não respectivamente, advogado, contador e administrador. Seus nomes são José, Paulo e Pedro e sabendo que José é advogado e não participa das vozes do coral, que o contador é o soprano do coral e que Paulo não é soprano, analise as seguintes proposições: I. Paulo é contador e soprano do coral. II. Pedro é tenor do coral. III. José maestro do coral. IV. Pedro é contador. Alternativas: a) Apenas a proposição I é verdadeira. b) Apenas a proposição II é verdadeira. c) Apenas a proposição III é verdadeira. d) Apenas as proposições III e IV são verdadeiras. e) Apenas as proposições I, II e III são verdadeiras. 4) Considere os seguintes argumentos: A) Todos os arquitetos são pessoas criativas. B) Pedro é uma pessoa criativa. E as seguintes conclusões: I) Pedro é arquiteto. II) Pedro não é arquiteto. III) Pedro é arquiteto, mas não é uma pessoa criativa. Então a validade dos argumentos para cada uma destas conclusões é, respectivamente: Alternativas: a) Falácia, falácia, falácia. b) Falácia, válido, falácia. c) Válido, falácia, falácia. d) Válido, válido, válido. e) Válido, falácia, válido. 5) Analise a seguinte proposição: 'Maria não é professora ou Miguel é músico'. Considerando as equivalências lógicas, podemos inferir do ponto de vista lógico, que a sentença corresponde a: Alternativas: a) se Miguel é músico, então Maria é professora. b) se Maria não é professora, então Miguel é músico. c) se Maria é professora, então Miguel não é músico. d) se Miguel não é músico, Maria não é professora. e) se Maria é professora, então Miguel é músico. 6) Nos estudos relacionados a lógica podemos analisar proposições. Dada a proposição: Se viajo nas férias, fico feliz. Qual a negação dessa sentença? Alternativas: a) Não viajo nas férias e não fico feliz. b) Se não fico feliz, não viajo nas férias. c) Viajo nas férias e não fico feliz. d) Não fico feliz ou não viajo nas férias. e) Não viajo nas férias e fico feliz.

Respostas

respondido por: EderSorocaba
13

Resposta:

1) Algum médico não é estudante.

2) Apenas as proposições III e IV são verdadeiras.

4) Falácia, falácia, falácia

5) se Maria é professora, então Miguel é músico.

6) Viajo nas férias e não fico feliz.

Espero ter ajudado! Sucesso aí!!!


Anônimo: Muito obrigado irmão, isso me ajudou muito!
EderSorocaba: Tamo junto!!! Fazendo as mesmas matérias!
Anônimo: Tamo junto! É isso aí.
respondido por: eulucioaraujo
0

1. Podemos concluir corretamente que d) Algum médico não é estudante.

Raciocínio Lógico-Matemático

Se são verdadeiras as proposições I) algum médico é ciclista e II) nenhum estudante é ciclista, podemos afirmar com certeza que nem todo médico é estudante, pois, se assim fosse, a proposição I não seria verdadeira.

Dizer que nem todo médico é estudante significa, também, dizer que d) algum médico não é estudante.

Portanto, está de acordo com as proposições I e II assertiva dada pela alternativa d.

Aprenda mais sobre raciocínio lógico-matemático: https://brainly.com.br/tarefa/6601366

2. Está correta a alternativa d) Apenas as proposições III e IV são verdadeiras.

Analisando as Proposições

  • I. Falso. Se, segundo o enunciado do exercício, é verdade que Paulo não é soprano, é incorreto dizer que Paulo é contador e soprano do coral.
  • II. Falso. Se, segundo o enunciado do exercício, é verdade que Paulo não é soprano e que o contador é o soprano do coral, podemos afirmar com certeza que Paulo não é contador. Assim, sendo verdade que José não participa das vozes do coral, é também verdade que José é maestro. Então, sendo José maestro e não sendo Paulo soprano, Paulo só pode ser tenor. Então, Pedro é soprano do coral.
  • III. Verdadeiro, conforme concluiu-se no item anterior.
  • IV. Verdadeiro. Se, segundo o enunciado do exercício, é verdade que o contador é o soprano do coral e concluiu-se no item II que Pedro é soprano do coral, podemos afirmar com certeza que Pedro é contador.

Aprenda mais sobre raciocínio lógico: https://brainly.com.br/tarefa/3733566

4. A validade dos argumentos para cada uma destas conclusões é, respectivamente, a) falácia, falácia e falácia.

Analisando as Conclusões

  • I) FALÁCIA. Ser verdade que a) todos os arquitetos são pessoas criativas não necessariamente torna também uma verdade que todas as pessoas criativas são arquitetos.
  • II) FALÁCIA. Se é verdade que a) todos os arquitetos são pessoas criativas e que b) Pedro é uma pessoa criativa, Pedro cumpre o requisito para ser um arquiteto.
  • III) FALÁCIA. A conclusão não está de acordo com a verdade b) Pedro é uma pessoa criativa. Além do mais, em conformidade com a verdade a) todos os arquitetos são pessoas criativas, se Pedro é arquiteto, deve ser, também, uma pessoa criativa.

Aprenda mais sobre raciocínio lógico: https://brainly.com.br/tarefa/9671533

5. A sentença "Maria não é professora ou Miguel é músico" corresponde a e) se Maria é professora, então Miguel é músico.

Equivalências Lógicas

Sob o ponto de vista lógico, na sentença "Maria não é professora ou Miguel é músico", a conjunção ou determina que as verdades "Maria não é professora" e "Miguel é músico" não podem ocorrer concomitantemente, ou seja, ao mesmo tempo.

Sabendo disso, dizer que "Maria não é professora ou Miguel é músico" significa dizer, também, que "se Maria é professora, então Miguel é músico".

Portanto, está correto o que se afirma na alternativa e.

Aprenda mais sobre equivalências lógicas: https://brainly.com.br/tarefa/25302436

6. A negação da sentença "Se viajo nas férias, fico feliz" é c) Viajo nas férias e não fico feliz.

Negação de uma sentença condicional

Sob o ponto de vista lógico, se temos uma sentença condicional (se a, então b) e queremos obter a sua negação, devemos manter a primeira verdade sem a conjunção "se", negar a segunda por meio do advérbio "não" e uni-las por meio da conjunção "e".

Então, para negar a proposição "Se viajo nas férias, fico feliz", utilizamos c) "Viajo nas férias e não fico feliz".

Portanto, está correta a assertiva dada na alternativa c.

Aprenda mais sobre raciocínio lógico: https://brainly.com.br/tarefa/20790873

Anexos:
Perguntas similares