Imagine uma Person with Disability na sua
escola ou na sua comunidade
Escolha qual o tipo de Disability (Visual, Motor,
Intelectual ou Hearing Disability) que ela tem
Pense em como você pode ajudar a garantir
uma educação Inclusiva para esta pessoa.
Solte a sua criatividade!
por favor me ajudem
Respostas
Resposta: Já está comprovado que o consumidor de produtos e serviços está mais exigente. Ao comprar, ele observa se a empresa em questão possui uma visão social, se apoia uma causa. Há dados concretos a respeito: “Uma pesquisa da consultoria Edelman Earned Brand, divulgada no início de novembro (2017), revela que 56% dos brasileiros dizem consumir ou boicotar marcas de acordo com o posicionamento delas diante de questões sociais relevantes. (…) O estudo mostra ainda que 32% dos consumidores no Brasil dizem agir dessa maneira há pelo menos três anos. Tentar manter-se em silêncio não parece ser uma boa opção para as empresas. (…) A falta de credibilidade dos políticos como resolvedores de problemas contribuiu para acentuar a tendência: seis em cada dez brasileiros acreditam que as marcas podem fazer mais pelo país do que seus governantes.” (Fonte: Revista Época Negócios, nov. 2017) . Por isso, vários programas públicos de incentivo procuram alavancar parcerias entre o terceiro (ONGs) e o segundo setor (empresas). Claro que o objetivo principal é diminuir as desigualdades sociais. O Estado ainda não consegue resolver questões como pobreza e inclusão. Daí a importância de se unirem para otimizar o que precisa ser realizado a fim de que haja garantia de direitos a todos os cidadãos.
Quando as ações preventivas e emergenciais acontecem, índices despencam, como os de violência, desemprego, pobreza, doenças crônicas, fome, desnutrição… O que significa um melhor capital humano e mais qualidade de vida para toda a sociedade brasileira. Por isso, a empresa que tem esse olhar amplo, que perpassa lucros e pensa na construção de um Brasil mais igualitário e competitivo em todos os níveis, ganha pontos junto ao consumidor, à mídia e à população como um todo.
Nesse sentido, abraçar a causa da pessoa com deficiência intelectual faz muita diferença. O indivíduo nessa situação de vida, sem as mesmas oportunidades garantidas aos que não têm deficiência, é candidato a aumentar as porcentagens sociais negativas, que já citamos aqui, como violência, doença, pobreza.
Para que essa missão se perpetue, a Adere precisa contar com o aporte de recursos de empresas. Também oferece uma contrapartida para as que assim desejarem: capacitar as pessoas com deficiência intelectual para trabalhar nas corporações. Preparar as equipes dessas empresas para receberem a pessoa com deficiência intelectual, gerando uma inclusão autêntica e eficiente. Tudo isso somado resulta em ganhos para todos: A pessoa com deficiência intelectual conquista sua autonomia financeira . A empresa recebe um novo profissional devidamente capacitado e pronto a ser inserido nos processos de produção. A pessoa se sente incluída e produz com responsabilidade . A empresa qualifica sua equipe e cumpre a lei de cotas de forma diferenciada, ampliando seus lucros e sua performance no mercado . A sociedade se fortalece, porque mais uma pessoa com deficiência intelectual está empregada, mais uma empresa assume seu papel e os índices sociais podem se tornar positivos. Como a empresa pode aportar recursos na Adere .