Explique os princípios racionais abaixo: a) Princípio da Identidade: b) Princípio da não contradição (Princípio da contradição): c) Princípio do terceiro excluído: d) Princípio da razão suficiente:
Respostas
Olá!
Princípio da identidade- foi formulado por Parmênides em seus estudos sobre a lógica. Segundo este princípio, todo objeto é idêntico a si mesmo.
Princípio da não contradição- Na Lógica clássica, o princípio da não-contradição, afirma que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, exemplo: As duas proposições "A é B" e "A não é B" são mutuamente exclusivas, dito de outra forma: "nada pode ser e não ser simultaneamente"
Princípio do terceiro excluído- Em lógica, a lei do terceiro excluído (em latim, principium tertii exclusi ou tertium non datur) é a terceira de três clássicas Leis do Pensamento. Ela afirma que, para qualquer proposição, ou esta proposição é verdadeira, ou sua negação é verdadeira.
Princípio da razão suficiente- é um princípio filosófico segundo o qual tudo o que acontece tem uma razão suficiente para ser assim e não de outra forma, em outras palavras, tudo tem uma explicação suficiente. Exemplo: Para cada entidade X, se X existe, então há uma explicação suficiente do porquê X existe.
Espero que tenha ajudado!