São inúmeros os impactos da Revolução Industrial, mas o mais importante foi o crescimento urbano devido grande processo migratório que se deu a partir da política do cercamento. As cidades cresceram muito sem nenhuma infraestrutura para receber uma grande quantidade de pessoas em pouco tempo, gerando sérios problemas sociais e sanitários. Mas essas características econômicas e sociais veremos mais detalhadamente nas próximas aulas. Os trabalhadores da indústria que antes eram autônomos no campo passam a ser totalmente dependentes dos donos dos meios de produção (fábricas, terras, armazéns, meios de transportes, ferramentas, etc.) e passaram a vender o único bem que possuíam, a mão de obra barata, uma vez que, com a grande migração, existiam muitas pessoas procurando trabalho e isso fazia o preço a ser pago ser muito baixo. Essa profunda mudança nas relações de trabalho existem até hoje e é uma das principais características do capitalismo. Outra mudança significativa ocorreu nos padrões de consumo. As famílias camponesas plantavam e colhiam aquilo que era necessário à sua sobrevivência e agora que vivem basicamente do trabalho nas fábricas passam a produzir produtos em larga escala, fazendo que as pessoas passem a consumir cada vez mais aquilo que nem sempre faz parte de sua primeira necessidade. É claro que existem inúmeros outros impactos causados pela Revolução Industrial, mesmo porque esse processo passou por três grandes fases, as quais estudaremos nas próximas aulas. Você já pensou a respeito daquilo que você consome? Como é produzido os objetos que você utiliza no seu cotidiano? Onde são produzidos? Sugiro que você leia o rótulo de alguns produtos que você e sua família usam e procure identificar onde eles foram produzidos. O que você pode observar a respeito disso? Anote abaixo suas observações para debater com seu professor de História quando as aulas retornarem. ________________________________________________________________________________
Respostas
Resposta:
Com a Lei de Cercamentos, a burguesia pôde se desenvolver na zona rural, transformando os camponeses em operários e criando as bases para a Revolução Agrícola.
A Revolução Industrial transformou o mundo após seu desenvolvimento na Inglaterra, principalmente a partir do século XVIII. A expansão urbana e industrial do capitalismo, que teve por base a exploração do trabalho assalariado por proprietários e controladores dos meios de produção, alterou profundamente o cenário de diversos países e retirou boa parte da população do campo.
No caso da Inglaterra, essa alteração iniciou-se ainda no século XVI, quando as Leis de Cercamentos (Enclosure Acts) foram sendo editadas por sucessivos monarcas ingleses, mas que ganharam maior fôlego a partir de meados do século XVIII. Essa alteração consistiu em uma crescente ação de privatização de terras que eram de uso comum dos camponeses, através do cercamento desses locais realizado por poderosos senhores locais. A paisagem rural inglesa que era caracterizada pelo openfield (o campo aberto, sem vedação) passou a ter sua exploração nos campos fechados.