No que se circunscreve à violência contra o idoso, na tipologia da violência contra a pessoa idosa, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (2007), encontram-se destacados as violências física, psicológica, sexual, abandono, negligência, violência financeira ou econômica, autonegligência, violência medicamentosa, violência emocional ou social e violência institucional. A violência financeira ou econômica, por exemplo, consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentindo pela pessoa idosa de seus recursos ginanceiros e patrimoniais. Já a autonegligência diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça a sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma. Ainda tem-se a violência medicamentosa, que é administração por familiares ou cuidadores e profissionais dos medicamentos prescritos de forma indevida. Nesse sentido, em que consistiriam as violências emocional e social e a violência institucional?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Violência emocional e social: refere-se a agressão verbal crônica, incluindo palavras depreciativas que possam desrespeitar a identidade, dignidade e autoestima. Caracteriza-se pela falta de respeito à intimidade; falta de respeito aos desejos, negação do acesso a amizades, desatenção a necessidades sociais e de saúde.
Violência institucional: ocorre quando as instituições que deveriam proteger os idosos, cometem violência contra eles (hospitais, asilos).
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás