• Matéria: Ed. Física
  • Autor: leoangra05
  • Perguntado 6 anos atrás

No texto "Da arte de aprender a cair", o filósofo Vladimir Safatle apresenta algumas reflexões sobre o papel da ética, as formas como ela tem sido abordada, especialmente em livros acadêmicos, ou não, e destaca de que maneiras é possível exercer uma verdadeira reflexão ética.


mifabi1: Eu coloquei II e III.
daialuev: Sobre a ética, a resposta certa ´ea:

Alternativa 3: II e III, apenas.

Isso porque a ética foi um conceito elaborado há muitos anos pelos antigos pensadores gregos e ganhou diferentes conotações ao longo do tempo.

No geral, ela pode ser entendida como um pensar acerca da moral, sendo assim um valor universal, que está presente em várias profissões como por exemplo, médico, advogado, dentre outros.

Importante notar assim, a necessidade do estudo da ética em diversos âmbitos.
gilmar2306: Resposta correta I, II e III
lucianapontes02: Respondi I, II e III - Pág 21, último parágrafo

Respostas

respondido por: mirtesmkt
22

Resposta: letra B : I E II APENAS.

Explicação: A terceira está errada, pois segundo o texto o Vladimir Safatle faz referência a insegurança oncologica.

"Por isso, talvez a única posição ética à altura de nosso tempo deveria partir da

procura em assumir uma insegurança ontológica fundamental."


mirtesmkt: Ainda, acredito que a I esteja certa pois ele defende a tese de que ética é pintada de forma a ser controlada, sendo que na verdade é próprio do ser, apesar de estar vinculada a regras, normas e leis. Partido do pressuposto da ética lida por ele, os livros são contos de fada, ética não condiz com a maneira que descrevem nos livros.
gilmar2306: Alternativa E. I, II e III
ADancini: concordo: alternativa 5 - (I,II.III)
gilmar2306: Correto, isso já comprovei, é a alternativa 5
mirtesmkt: Gilmar2306, pelo gabarito é I e II, não tem como ser diferente pois o texto trata da insegurança oncológica e não segurança como diz na questão.
respondido por: Danas
0

As afirmativas são:

I. Vladimir Safatle faz uma crítica às abordagens sobre a ética feitas em livros para o público em geral e para o meio acadêmico, pois geralmente tratam do assunto de uma forma que sempre se desdobra para um posicionamento de autodomínio.

II. De acordo com o filósofo, existe um ponto nodal que une as compreensões equivocadas sobre a ética, que é: “o erro de acreditar que uma reflexão sobre ética seria a melhor forma de alimentar nosso desejo de invulnerabilidade e de inviolabilidade”.

III. Para Safatle, a ética é o fundamento para o "estranho desejo humano de manter sua inviolabilidade", que está amparada por uma segurança ontológica e que se configura como instrumento para que possamos manter o domínio sobre nós mesmos.

As afirmativas corretas são:

I e II, apenas.

A ética para Safatle vem de um desejo humano sim, mas não de inviolabilidade, e sim de se proibir a felicidade, por isso os autores de livros de ética e outros similares buscam sempre edificar virtudes como rígidas e que devem ser sempre seguidas.

Safatle fala em um artigo no jornal Elpais, que a ética vem do individuo poder recursar a infelicidade que tentam pregar sobre ele através dos livros e lições de ética.

O autor é um critico moderno sobre a ética que é pregada no mundo pelos livros, sites, blogs e coach, que criam um pensamento enraizado sobre o bom e o ruim.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/18569732

Anexos:
Perguntas similares