Respostas
Resposta:
Sabe-se da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo.
A educação física tem como objetivo integrar o aluno na cultura corporal de movimento de forma completa, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades individuais, nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos.
De acordo com os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) os conteúdos de educação física são: esportes, jogos, lutas, ginásticas; atividades rítmicas e expressivas e conhecimentos sobre o corpo (BRASIL, 1998).
A prática de uma modalidade desportiva pode fortalecer a autoestima, criar o hábito do trabalho em equipe, estimular a disciplina e a organização, fatores que contribuem para a formação da cidadania.
O voleibol é um esporte coletivo que tem o jogo como sua principal essência, fator que mesmo social ou cultural estimula e motiva as pessoas, mostrando-se muito favorecido e propício ao desenvolvimento da sua pratica.
O esporte voleibol enquanto conteúdo escolar pode proporcionar a interação social do aluno e fazer com que os alunos se sintam mais motivados a aprender. Dentre vários esportes escolares o voleibol apresenta, melhora no relacionamento entre os colegas e desenvolve várias capacidades físicas nos praticantes, como agilidade, coordenação motora, velocidade, tempo e reação.
A educação física tem um papel que vai além do seu conteúdo pratico, pois é por meio dele que o professor deve proporcionar/estimular a solidariedade e reprimir as atitudes violentas. Para isso acontecer os conteúdos que iram ser trabalhados pelos professores nas aulas, devem ser selecionados visando muito além da pratica esportiva.
Bracht (2000) diz que o que a pedagogia crítica em EF propôs/propõe é o ensino de destrezas motoras esportivas dotadas de novos sentidos, subordinadas a novos objetivos/fins.
Contudo este estudo pretende descobrir e analisar “A importância do voleibol enquanto conteúdo das aulas de educação física do 6º ao 9º ano”.
Explicação: