Respostas
Resposta:
O Verbo "Ser" A concordância verbal se dá sempre entre o verbo e o sujeito da oração. No caso do verbo ser, essa concordância pode ocorrer também entre o verbo e o predicativo do sujeito. ... a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural.
Explicação:
me marca como melhor resposta, BOM ESTUDO AI!!!
Resposta:
Na regra geral do verbo ser diz se que: quando empregamos o sujeito simples o verbo 'ser' será também no singular. Quando empregamos o sujeito composto o verbo também irá para o plural.
- Casos especiais de concordância do verbo ser
• Pronome definido ''tudo'' ou pronome demostrativo ''isto'', ''isso'' e ''aquilo''.
Flexiona-se o verbo no plural se o predicativo for plural: Nem tudo são rosas na vida da menina. OBS.: A flexão no singular também não está incorreta, embora pouco usada: Tudo é rosas na vida da menina.
• Substantivos comuns de números diferentes que não envolvam pessoas É opcional a concordância nesse caso: O resto é coisas irrelevantes. O resto são coisas irrelevantes.
• Com pronomes pessoais ou nomes que denotem pessoas
O verbo deve concordar com a pessoa funcionando como sujeito quanto predicativo: A amiga era suas esperanças.
• Com os pronomes interrogativos “que” ou “quem” (sujeito)
A concordância é feita com o predicativo: Que são essas perguntas? /Que é essa pergunta? Quem são essas pessoas? /Quem é essa pessoa?
• Na indicação de hora e distância
O verbo concorda com o predicativo: São três horas. / É uma hora. São 4 quilômetros até chegar em casa / é apenas 1 quilometro.
• Na indicação de datas
A concordância é opcional: Hoje é 5 de maio. → concordando com a palavra “dia” implícita; Hoje são 5 de maio. → concordando com a ideia de dias transcorridos Obs.: Diante da presença da palavra “dia”, o verbo flexiona-se, obrigatoriamente, no singular
Explicação: Espero ter te ajudado