• Matéria: Artes
  • Autor: MariSC5
  • Perguntado 6 anos atrás

O funk “Rap do Silva” ilustra o que acontece na comunidade, pois o Silva, trabalhador, com família, que possuía as características escolhidas pelo sistema para ser considerado desviante da conduta social, foi morto em uma esquina qualquer, enquanto estava indo fazer seu show de funk. Ele era só mais um Silva. Existem milhares de Silvas, Amarildos, Cláudias e Marias que sofrem violências e não chegam aos nossos conhecimentos. Elabore um texto sobre o assunto abordado na música apresentado sua opinião em 20 linhas.

Respostas

respondido por: ismaelvitordasilva4
9

Resposta:

Antes de se questionarem sobre qual fato midiático estou tratando, adianto imediatamente que não se trata de nenhum em específico! Não precisamos esperar a divulgação de homicídios que ocorrem às margens da sociedade; a todo momento eles estão acontecendo, sendo apenas alguns selecionados para repercutirem de forma alarmante. É o que chamamos de cifra oculta, pois somente alguns casos são transmitidos em forma de notícia, enquanto outros sequer são investigados.

Nilo Batista afirma sabidamente que o direito penal é apresentado de forma igualitária, enquanto sua atuação é seletiva, ou seja, atinge apenas determinadas pessoas, pertencentes a determinados grupos sociais[1]. Trata-se da seletividade penal. E isso nada mais é do que perseguir e exterminar o inimigo eleito pela sociocultura brasileira, impedindo-o, inclusive, de frequentar determinados lugares públicos (públicos!!), remetendo também a uma ideia de Apartheid, pois quando um cidadão é barrado em local público (e deve ser bem frisado: local público), é sinal de que temos um estado seletivo agindo.

Explicação:

Perguntas similares