1)O que é radiação eletromagnética?De um exemplo 2)O que são radiolostopos artificiais?em que tipo de tratamento são usados? 3)Para que são utilizados os Raios X? 4)Quais são asaplicacoes das micro ondas? 5)Qual a diferença das radiações UV-A e UV-B? 6)Existem fontes naturais e artificiais de radiação eletromagnética,de um exemplo de cada.
Respostas
Resposta:
1) Radiação eletromagnética é a definição dada à ondas que se propagam no vácuo ou no ar com velocidade de 300.000 km/s, que também é a velocidade com a qual a luz se propaga (a luz também é uma radiação eletromagnética) EX: As radiações eletromagnéticas são: radiação gama, radiação X (raios X), ultravioleta, visível, infravermelho, microondas, ondas de TV e rádio (FM e AM)
2) Os radioisótopos artificiais atualmente são utilizados em larga escala na medicina nuclear, principalmente em exames que mapeiam os órgãos, pois eles têm a capacidade de se acumular em determinados tecidos. Eles são chamados de radiotraçadores.
3) Os raios X são um tipo de radiação de alta energia, com capacidade de penetrar em organismos vivos e atravessar tecidos de menor densidade. Ele é absorvido pelas partes mais densas do corpo, como os ossos e os dentes. Em razão dessa característica, o principal uso dos raios X é em radiografias para diagnóstico médico.
4) Microondas são ondas eletromagnéticas exatamente como as ondas de rádio, ondas usadas nos celulares, luz e os raios infravermelhos. ... O calor que você sente vem da radiação infravermelha, que no fundo é microondas, e que está sendo produzida no seu forno a gás!
5) O sol produz raios invisíveis, conhecidos por ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). ... Já os raios UVB penetram mais superficialmente e contribuem para queimaduras solares, vermelhidão e também o temido câncer de pele.
6) Radiação Natural. A radiação natural é encontrada nos alimentos que comemos, na água que bebemos e nos materiais de construção utilizados em nossos edifícios, enquanto a radiação terrestre também vem do solo enriquecido em urânio natural e formas naturais de energia. O sol, por exemplo, é uma fonte intensa de radiação que pode ter efeitos positivos e negativos sobre os seres vivos.
As fontes artificiais de radiação eletromagnética incluem raios-X, ondas de rádio e microondas,materiais de construção rodoviária e de edifícios, combustíveis, sistemas de segurança utilizando raios-X, televisões, “starters” de lâmpadas fluorescentes, detectores de fumaça, relógios, luminosos, tabaco...
Explicação: