Respostas
Resposta:
A conferência de Bandung, que decorreu de 17 a 24 de Abril de 1955, teve lugar na antiga capital indonésia e mudou para sempre a história da descolonização.
A iniciativa partiu dos Chefes de Estado e de Governo da Birmânia, da Índia, da Indonésia, do Paquistão e do Sri Lanka, que decidiram promover na Indonésia uma conferência de países asiáticos e africanos. Um dos temas da conferência foi também a coexistência pacífica, defendida por Nehru (Índia), em que foram incluídos cinco princípios, pela própria Índia e a China, considerando estes como uma espécie de modelo das novas relações internacionais: respeito pela integridade territorial e pela soberania; não agressão; não ingerência nos assuntos internos; reciprocidade nas vantagens dos contratos; coexistência pacífica.
A Conferência de Bandung prima pelo seu pioneirismo em tratar de assuntos inéditos à época, como a influência negativa dos países ricos em relação aos pobres e a prática de racismo como crime. Foi proposta ainda a ideia de criar um Tribunal da Descolonização, que julgaria os responsáveis pela prática deste crime contra a humanidade, responsabilizando também os países colonialistas, significando ajudar a reconstruir os estragos perpetrados pelos antigos colonos no passado. Tal ideia, porém, foi abafada pelos países centrais, ou seja, aqueles mais influentes no cenário internacional.