O espelho da entrada À entrada da mansão havia um grande espelho muito antigo, comprado pelo menos há mais de oitenta anos. Um rapaz belíssimo, empregado de alfaiate (e nos domingos atleta diletante) estava ali com um pacote. Deu-o a alguém da casa, que o levou para dentro com o recibo. O empregado do alfaiate ficou sozinho, à espera. Acercou-se do espelho e mirou-se para ajeitar a gravata. Após cinco minutos, trouxeram-lhe o recibo e ele se foi. Mas o antigo espelho, que vira e revira nos seus longos anos de existência coisas e rostos aos milhares; mas o antigo espelho agora se alegrava e exultava de haver mostrado sobre si por um instante a beleza culminante. 1)As duas primeiras estrofes contextualizam as ações narradas no poema. a) Em que lugar se passou a história? b) Qual era a profissão do rapaz que estava no local? c) Ele se vestia de maneira formal ou informal? Justifique. 2)O rapaz é descrito como “belíssimo", que é o grau superlativo de belo. a) Que ideia é expressa pelo sufixo -íssimo nesse caso? b) De que outra maneira, ainda na segunda estrofe, é indicada a beleza física do jovem? c) Entre os adjetivos a seguir, quais deles poderiam ser usados para descrever beleza do jovem: restrita, impressionante, mediana, banal, superior, extraordinária, modesta? d) Como é mostrado no texto que o outro personagem humano em cena não tem importância? 3)O espelho é o personagem principal da narrativa, porque as ações narradas causam impacto nele. a) Que mudança ocorre no espelho? Por que ela acontece? b) O poeta humanizou o espelho. De que modo ele fez isso? c) Qual é a primeira dica da importância desse objeto? d) Copie as palavras ou expressões que caracterizam o espelho. e) Por que é importante indicar a antiguidade do espelho? f) E por que é relevante indicar sua localização?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Olá, o exercício é interpretação de texto
1)As duas primeiras estrofes contextualizam as ações narradas no poema. a) Em que lugar se passou a história?
b) Qual era a profissão do rapaz que estava no local?
em uma mansão
c) Ele se vestia de maneira formal ou informal? Justifique.
formal. Acercou-se do espelho e mirou-se para ajeitar a gravata.
2)O rapaz é descrito como “belíssimo", que é o grau superlativo de belo.
a) Que ideia é expressa pelo sufixo -íssimo nesse caso?
Muito belo
b) De que outra maneira, ainda na segunda estrofe, é indicada a beleza física do jovem?
e nos domingos atleta diletante
c) Entre os adjetivos a seguir, quais deles poderiam ser usados para descrever beleza do jovem: restrita, impressionante, mediana, banal, superior, extraordinária, modesta?
impressionante e superior
d) Como é mostrado no texto que o outro personagem humano em cena não tem importância?
´Tratado apenas por "alguém"
3)O espelho é o personagem principal da narrativa, porque as ações narradas causam impacto nele.
a) Que mudança ocorre no espelho? Por que ela acontece?
O espelho ficou alegre por ter refletido pessoa tão bela
b) O poeta humanizou o espelho. De que modo ele fez isso? c) Qual é a primeira dica da importância desse objeto?
Ele dá ao espelho característica humana, personificação ao dizer que o espelho ficou alegre. O espelho aparece logo no começo da cronica
d) Copie as palavras ou expressões que caracterizam o espelho.
havia um grande espelho muito antigo, comprado pelo menos há mais de oitenta anos.Acercou-se do espelho e mirou-se para ajeitar a gravata. Mas o antigo espelho, que vira e revira nos seus longos anos de existência coisas e rostos aos milhares; mas o antigo espelho agora se alegrava e exultava de haver mostrado sobre si por um instante a beleza culminante
e) Por que é importante indicar a antiguidade do espelho?
Para exaltar a beleza do rapaz
f) E por que é relevante indicar sua localização?
Para sabemos aonde o entregador ficou
Saiba mais sobre interpretação de texto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/23012487
Sucesso nos estudos!!!
Sobre o texto "O espelho da entrada" de José Paulo Paes.
1a. A história se passou em uma mansão na qual o empregado do alfaiate fora fazer uma entrega.
1b. O rapaz era o empregado de um alfaiate, portando, era ajudante de alfaiate.
1c. O rapaz vestia-se de maneira formal, podemos concluir pelo trecho: "Acercou-se do espelho e mirou-se para ajeitar a gravata." - gravata é um elemento da vestimenta formal.
2a. O sufixo "íssimo" em belíssimo marca o superlativo de belo. Ou seja, é usado para exprimir a qualidade "belo" em grau muito elevado, portanto quer dizer que o rapaz era muito belo, extremamente belo, belíssimo.
2b. Outra maneira de indicar a beleza física do jovem, na mesma estrofe, é a afirmação de que ele era um "atleta diletante".
2c. Dos adjetivos apresentados, visto que o rapaz foi definido no poema como detentor de uma beleza fora do comum, poderíamos usar: beleza impressionante, beleza superior e beleza extraordinária.
2d. É possível perceber que o outro personagem não é importante para o texto, pois ele é tratado apenas como "alguém", não há nem mesmo definição se era uma mulher ou um homem, um funcionário ou morador da casa, apenas alguém, irrelevante. Vejamos o trecho: "Deu-o a alguém da casa, que o levou para dentro com o recibo."
3a. O estado de ânimo do espelho muda. Após ver o belíssimo rapaz, o espelho fica feliz.
3b. O poeta atribui características humanas ao espelho, por exemplo, a presença de sentimentos.
3c. A primeira dica está já no título do poema "O espelho da entrada". O próprio título já atribui importância ao objeto.
3d. Expressões e palavras que caracterizam o espelho: grande - muito antigo - comprado há mais de 80 anos - antigo.
3e. É importante indicar a antiguidade do espelho para passar ao leitor a ideia de quão belo era o rapaz, belo o suficiente para despertar alegria tão grande em um espelho tão antigo que já vira muitas outras pessoas e belezas.
3f. É importante indicar a localização para sabermos onde o rapaz havia ficado enquanto "alguém" ia para dentro da casa e também para ressaltar, novamente, a beleza do rapaz, visto que por ficar na entrada da casa, ele via muitas pessoas.
Esta é uma questão de interpretação de texto. Todas as respostas podem ser elaboradas a partir de uma leitura detalhada do texto e de seus próprios conhecimentos.
Leia mais sobre interpretação de texto aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4461173
Espero ter ajudado.