Miguel Hidalgo, embora de origem criolla, tinha ideias que desagradavam às elites locais. Explique essa afirmação
Respostas
Resposta:
Sob a liderança de Miguel Hidalgo, um padre de origem criolla que vivia próximo à cidade de Guanajuato, teve início, em 1810, um movimento popular com a intenção de emancipar a Nova Espanha da Coroa espanhola por meio da independência. Os rebeldes também queriam a distribuição de terras, concentradas nas mãos dos chapetones (espanhóis) e criollos, entre a população, para que tivessem melhores condições de vida. Hidalgo chegou até mesmo a proclamar a abolição da escravidão.
O fato de Hidalgo e aqueles que tinham afinidade com suas ideias se ampararem em profundas reformas econômicas e sociais que atingiam a propiedade privada incomodou e assustou as elites locais. A reação foi intensa e, mesmo Hidalgo tendo reunido um exército de milhares de soldados ( com cerca de 80 mil pessoas ), ele fou preso e fuzilado em 1811.
Miguel Hidalgo foi um padre que tinha ideais que desagradavam as elites locais pela defesa do padre das camadas populares e defender o fim da escravidão.
Miguel Hidalgo e o Movimento Mexicano
O padre Miguel Hidalgo foi um dos líderes do Movimento Mexicano, ocorrido em 1810. Hidalgo foi um líder que juntou as camadas populares, formados majoritariamente por mestiços e indígenas e lutaram pelo fim da escravidão, igualdade racial e pela independência mexicana.
Embora o Movimento Mexicano estivesse inserido no contexto das emancipações das colônias espanholas, que foi liderado pela elite criolla, e tivesse como objetivo a independência, por possuir caráter abolicionista, significando o fim dos privilégios da elite, o movimento foi dizimado pelas tropas imperiais com ajuda dos criollos.
Saiba mais sobre "Movimento Mexicano" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/30719486
#SPJ2