1. uma cidade X, foram acompanhados 1.600 homens com mais de 50 anos, a fim de avaliar a associação entre alcoolismo e ocorrência de câncer de fígado. Após um seguimento de 10 anos, observou-se que, dentre os 800 pacientes com história de alcoolismo, em 16 deles foi diagnosticado câncer de fígado, e no grupo sem história de alcoolismo, 8 homens ficaram doentes. Pergunta-se: a) Quais são as variáveis de exposição e desfecho deste estudo? Exposição: Desfecho: b) Construa uma hipótese epidemiológica a partir da situação exposta
Respostas
A)
◘ Exposição a qual os homens se submeteram: álcool
◘ Desfecho: Câncer de fígado
B) As Hipóteses epidemiológicas relacionam variáveis, fazendo a orientação do modo com que os dados que resultaram no agravamento (assim como os seus fatores determinantes ou condicionantes) sejam associados, assim como o contexto no qual os resultados encontrados submeterão à análise e comparação.
Hipótese epidemiológica:
Sendo o fígado o órgão encarregado de filtrar o sangue, eliminando as toxinas e demais elementos que causam danos ao organismo (provenientes da alimentação), pessoas alcoólatras podem sobrecarregar o fígado, fazendo com que ele adoeça.
→ A questão contém apenas uma hipótese, não devendo ser usada para um possível diagnóstico. A apresentar qualquer sintoma, procure um médico.
Bons estudos!