• Matéria: História
  • Autor: itilio
  • Perguntado 6 anos atrás

(FGV 2008 )Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, em que eles viam o herdeiro da Revolução, e a escolha de Viena para a realização do Congresso, para a sede dos representantes de todos os Estados europeus, é simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades que não haviam sido sacudidas pela Revolução e a dinastia dos Habsburgos era o simbolo da ordem tradicional, da Contra-Reforma, do Antigo Regime. (René Remond, "O século XIX: introdução à história do nosso tempo")

Acerca do Congresso de Viena (1815), é correto afirmar que :

a)tornou-se a mais importante referência da vitória do liberalismo na Europa, na medida em que defendia a legitimidade de todas as dinastias que aceitavam a limitação dos seus poderes por meio de cartas constitucionais.

b) países como a Inglaterra, Portugal e a Espanha, os mais prejudicados com o expansionismo napoleônico, defendiam que a França deveria tornar-se republicana, com o intuito de evitar novos surtos revolucionários.

c)foi orientado, entre outros, pelo princípio da legitimidade - que determinava a volta ao poder das antigas dinastias reinantes no período pré-revolucionário, além do recebimento de volta dos territórios que possuíam em 1789.

d)presidido pelo chanceler austríaco Metternich. mas controlado pelo chanceler francês Talleyrand, decidiu-se por uma solução conciliatória após o caos napoleônico: haveria a restauração das dinastias, mas não a volta das antigas fronteiras.

e)criou, a partir da sugestão do representante da Prússia, um organismo multinacional, a Santa Aliança, que detinha a tarefa de incentivar regimes absolutistas a se modernizarem com o objetivo de sufocar as lutas populares.

GAB-LETRA "C"

Alguém poderia me explicar por qual(is) motivo(os) as outras estão incorretas?

Respostas

respondido por: Holmio
47

A) INCORRETA. ESTA ERRADA PORQUE :

  1. O CONGRESSO NÃO COLOCOU A VÍTORIA DO LIBERALISMO E SIM DO CONSERVADORISMO( ANTIGO REGIME)
  2. A LEGITIMIDADE, DEFENDIDA PELO CONGRESSO, NÃO LIMITAVA O PODER DOS REIS ( MONARQUIA CONSTITUCIONAL) E SIM DEIXAVA TODO O PODER APENAS EM SUA MÃO ( MONARQUIA ABSOLUTISTA)

B)INCORRETA. NÃO QUERIA DEIXAR UMA REPÚBLICA E SIM UMA MONARQUIA ABSOLUTISTA. ATÉ PORQUE ELES QUERIAM IMPEDIR AS IDEIAS REVOLUCIONÁRIAS

C) CORRETA.

D) INCORRETA. ELE QUERIA SIM A VOLTA DAS ANTIGAS FRONTEIRAS - ESSE PRINCIPIO SE CHAMA O DA "RESTAURAÇÃO"

E) INCORRETA. NÃO FOI INICIATIVA DA Prússia E SIM DA RÚSSIA.

respondido por: karolsilvacom7
14

Resposta:

Letra C

Explicação:

O Congresso de Viena foi criado para promover a restauração absolutista na Europa, retomando as antigas fronteiras territoriais, anteriores às conquistas napoleônicas, ao mesmo tempo em que devolveria os tronos europeus aos seus antigos monarcas absolutistas, representando um regresso conservador.

Perguntas similares