(ENEM, 2016) O paclitaxel é um triterpeno poli-hidroxilado que foi originalmente isolado da casca de Taxus brevifolia, árvore de crescimento lento e em risco de extinção, mas agora é obtido por rota química semissintética. Esse fármaco é utilizado como agente quimioterápico no tratamento de tumores de ovário, mama e pulmão. Seu mecanismo de ação antitumoral envolve sua ligação à tubulina interferindo com a função dos microtúbulos. De acordo com a ação antitumoral descrita, que função celular é diretamente afetada pelo paclitaxel?
Respostas
Resposta:
A resposta correta é:
O fármaco em questão interfere na função dos microtúbulos. Estes tem função de formar o citoesqueleto e transporte intracelular, mas principalmente, atuam no deslocamento de cromossomos no processo de divisão celular. Com a função inibida, a divisão celular será afetada.
De acordo com a ação antitumoral descrita, o fármaco paclitaxel atua de modo a interferir diretamente na função dos microtúbulos, uma vez que tais estruturas constituem o citoesqueleto e transporte intracelular, além de atuar no deslocamento dos cromossomos no advento da divisão celular.
Então, quando a função fica inibida, a divisão celular será afetada de forma incisiva eplo Paclitaxel.
O Paclitaxel é um medicamento utilizado no tratamento de câncer avançado de ovário, podendo atuar combinado com outros remédios que contenham platina em sua composição.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/26137452