• Matéria: Filosofia
  • Autor: valderezmuraro
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia atentamente o trecho a seguir: "O Princípio da Maior Felicidade, [...], com referência ao qual e por causa do qual todas as outras coisas são desejáveis (quer estejamos considerando nosso próprio bem ou o de outras pessoas), é uma existência isenta tanto quanto possível da dor, e tão rica quanto possível em deleites, seja do ponto de vista da quantidade como da qualidade". (MILL, J. S. A Liberdade/Utilitarismo. Tradução de Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 144). O excerto foi retirado da obra de John Stuart Mill e descreve a tese central da proposta ética utilitarista. Considerando essas informações e o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que a ética utilitarista: Opções de pergunta 8: a) também é conhecida como uma ética relativista, pois defende que não é a consequência do ato que determina a sua moralidade, mas a intenção pela qual foi praticado. b) é uma teoria ética pautada na maximização do prazer individual e na ausência de dor. Por esse motivo ficou conhecido como um sistema individualista. c) pode ser sintetizada como a busca pela satisfação dos desejos humanos e da imperturbabilidade da alma. d) é um sistema ético que tem como fundamento o princípio da utilidade, o qual determina que a aprovação ou rejeição de um ato moral depende do nível de satisfação e bem-estar e, como consequência, é produzido na coletividade social. e) é um sistema moral universalista e iluminista, inicialmente embasado pelos princípios de Kant.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

É correta a alternativa D, já que, para os utilitaristas, seria necessário encontrar um fundamento para a ética que não se baseasse na metafísica ou em ideais religiosos, sendo o cálculo das consequências de uma ação, na opinião deles, um caminho seguro para a ética.

Como este cálculo não pode ser completamente individualista, já que as consequências sofridas por outros de nossas ações devem também entrar na conta, pode-se dizer que tem relação profunda com a coletividade social, embora parte de um ponto de vista individual.

Perguntas similares