. A sociedade colonial brasileira foi condicionada pelo processo econômico. Suas características se modificaram no século XVIII, quando foi encontrado e explorado o ouro na região das “Gerais”. Observe a legenda abaixo e faça o que se pede:
X - Sociedade açucareira
Y - Sociedade mineradora Z - Sociedade açucareira e mineradora
Leia as frases abaixo e identifique as características da sociedade açucareira dos séculos XVI e XVII e da sociedade mineradora, observando se elas atendem as letras X, Y ou Z da legenda acima:
( ) aristocrática e elitizada
( ) eminentemente urbana
( ) patriarcal e escravocrata
( ) paternalista e agrícola
( ) maior mobilidade social
( ) menor número de escravos e diversificado setor médio
A sequência correta das letras, de cima para baixo, é:
1 ponto
a) Z, Y, Z, X, Y, Y.
b) Y, Y, X, X, X, Y.
c) X, Y, X, Y, X, Y.
d) X, X, Y, X, Y, Y.
e) Y, X, X, Y, Y, X.
Respostas
Resposta:
1.a) Z, Y, Z, X, Y, Y.
2.b) Os mineradores, responsáveis por grandes investimentos na atividade de extração do ouro, eram aqueles que, por meio do pagamento do quinto, mais contribuíam para o enriquecimento do Real Erário.
Explicação:
A correlação correta é:
A) Z, Y, Z, X, Y, Y.
A sociedade açucareira e mineradora tinha a economia baseada na produção de açúcar a partir da cana-de-açúcar e de minério, elas sempre foram muito elitizadas, já que os donos das plantações e dos engenhos e das minas tinham lucros absurdos em relação a remuneração dos seus trabalhadores.
Além disso, ela era patriarcal e escravocrata, as mulheres não se envolviam e nem conseguiam acessar os meios de produção.
A sociedade mineradora tinha alguns diferenciais, como a sua localização mais urbana, permitindo maior mobilidade social e tendo um menor número de escravos.
Já a sociedade açucareira era bem mais agrícola do que urbana.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/28485676