Respostas
A nossa análise genética resultou em alguns achados pouco habituais, onde a resposta imune adaptativa, que é muito mais complexa por natureza, parece ser mais influenciada por variações no genoma do que pensávamos anteriormente.
Traços imunológicos adaptativos, ou seja, as respostas mais complexas desenvolvidas após a exposição a um agente patogénico específico, como é o caso do vírus que provoca a varicela, são maioritariamente influenciados pela genética.
Por outro lado, os investigadores chamam a atenção para a importância das influências ambientais, onde se inclui a dieta, na modelação da imunidade inata na idade adulta. Esta é uma resposta rápida, não específica que está presente em todos os animais.
Os investigadores defendem que estes achados podem melhorar o conhecimento do sistema imunitário e da sua interação com os fatores ambientais. Adicionalmente, estes podem constituir a base de novas investigações para o tratamento de várias doenças, incluindo artrite reumatoide e psoríase.