• Matéria: Física
  • Autor: AslanJoy
  • Perguntado 6 anos atrás

Um fato que transformou a vida humana, a partir do século XVII, foi a energia elétrica. Atualmente, é uma das formas de energia mais utilizada por sua facilidade de transporte e baixo índice de perda energética durante conversões. Como se distribui a energia elétrica numa cidade [...] A energia sai da usina direto para uma subestação de transmissão, em que ela passa por um transformador. Esse equipamento tem a propriedade de mudar (ou transformar) a tensão elétrica para mais ou para menos. Aqui, ele faz a tensão subir dos 6 600 volts com que sai da usina para 345 mil volts. [...] ARAÚJO, Tarso. Como se distribui a energia elétrica numa cidade. Superinteressante, 4 jul. 2018. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2019. Após a energia elétrica sair da subestação de transmissão, ela pode percorrer centenas ou milhares de quilômetros até uma nova subestação que reduz novamente essa tensão e distribui para as cidades. A razão entre o número de voltas do enrolamento secundário e do primário, na subestação de transmissão é

Respostas

respondido por: ruancastro15
1

   O desenvolvimento de conversores de tensão como os transformadores foi fundamental para que pudéssemos então transmitir energia da maneira a qual transmitimos hoje. Normalmente baixas tensões para transmitir uma potência alta implica em perdas por efeito joule por conta de altas correntes.

 Por esse motivo os transformadores de tensão são tão importantes, nós elevamos a tensão de trabalho para que então possamos diminuir a corrente (mantendo a potência), para que então possamos ter menos perdas.


AslanJoy: Obrigado!
Perguntas similares